O lançamento do Photoshop Extended CS3 marcou o surgimento de ferramentas que possibilitam a edição e manipulação de objetos 3d, diretamente na interface do Photoshop. Isso marcou a transformação do software em uma ferramenta híbrida, entre a edição 2d e 3d. Claro que as opções de edição e criação são limitadas, mas para uma ferramenta que só editava fotografias, a possibilidade de importar e trabalhar texturas em objetos 3d, representou um grande avanço.

Com o Photoshop Extended CS4, a evolução para uma ferramenta híbrida continua. Os recursos e possibilidades para editar e trabalhar com composições 3d, foi melhorado e novas ferramentas foram adicionadas.

Se você quiser conhecer algumas dessas ferramentas, descobri alguns vídeos produzidos pela própria Adobe, que mostram os recursos disponíveis apenas no Photoshop CS4 Extended, relacionados apenas com edição 3D.

Os links estão no blog do John Nack, funcionário da Adobe que mantém um web site que fala sobre notícias, na maioria das vezes, relacionadas com o Photoshop e fotografia digital. No link indicado, você encontra a lista com os vídeos disponíveis e os respectivos títulos. A maioria dos vídeos tem aproximadamente 10MB cada um, no formado do Quicktime.

Os vídeos falam sobre os seguintes recursos:

  • Escala inteligente de conteúdos: Da lista esse é o único recurso que não está ligado diretamente a manipulação 3d, mas é um dos recursos mais impressionantes dessa nova versão. Como o próprio texto em inglês diz, depois de conhecer essa ferramenta, você não vai mais querer usar o Transform.
  • Criação de imagens panorâmicas: Com uma imagem especialmente preparada, qualquer pessoa pode criar fotografias panorâmicas, que são aquelas famosas imagens em 360 graus.
  • Manipulação de objetos 3D: Esse vídeo mostra de maneira rápida, a maioria dos recursos 3d disponíveis na versão CS4 extended do Photoshop.
  • Recuperando fotografias, com o auxílio de geometria 3D: Aqui um vídeo incrível! Agora um artista pode usar geometria 3d para recuperar fotografias antigas. Nada de fazer montagens usando o Stamp ou o Healing Brush. Com as novas ferramentas agora é possível substituir partes danificadas da foto, por geometria 3D.
  • Simulando um eclipse com animação 3D: Apenas editar material 3d não é suficiente, o Photoshop também apresenta ferramentas que permitem criar animações 3d! esse vídeo mostra o procedimento para elaborar uma animação simples, usando a simulação de um eclipse.

No final do artigo do John Nack, você ainda encontra um link para um vídeo disponível na Adobe TV, que faz uma visão geral das novidades do Photoshop CS4, sem ênfase específica na manipulação 3D ou edição de fotografias.

Como o Photoshop é ferramenta, praticamente padrão em estúdios e produtoras, qualquer artista envolvido com criação visual, que manipule imagens rasterizadas, deveria conhecer as bases do seu funcionamento.

Para quem já usa e trabalha com o Photoshop, os vídeos são uma boa amostra do que será possível encontrar, quando você migrar para o Photoshop CS4 Extended. Mesmo que você não use o Photoshop, vale pelo aprendizado!