Cada software 3d apresenta suas particularidades e características próprias, para proporcionar uma melhor experiência para seus usuários. Por exemplo, no Blender 3D um dos maiores destaques é a interface leve e o foco em atalhos de teclado, que aceleram muito a produção de animações e modelos 3d. No Maya, temos algumas características bem interessantes, que inclusive foram “adaptadas” para outras ferramentas. Posso citar dois itens, que são o Shelf e o Hotbox. O primeiro é formado por aqueles ícones na parte superior da interface, que permite ao artista 3d acessar de maneira rápida várias funções e opções do Maya de maneira rápida.

Já o Hotbox é aquele menu de opções que aparece na janela de visualização, proporcionando para o usuário várias opções de edição ou criação de objetos.

Esse era um dos primeiros itens que eu iria abordar no curso de Maya que estava preparando, pois é fundamental para o aprendizado e domínio da ferramenta. Então, se você pretende aprender como o Maya funciona, recomendo dedicar alguns minutos para assistir ao vídeo que encontrei, mostrando várias características do Hotbox.

O material está narrado em inglês, mas é de fácil compreensão, mesmo com o áudio apresentando uma qualidade mediana.

Entendeu o que é o Hotbox? É aquela série de opções que aparecem ao redor de um objeto. Com ele é possível acessar de maneira rápida, vários menus. O 3ds Max tem uma opção parecida com o Quad Menu, mas o Hotbox do Maya é mais completo.

Como fazer para acionar ele? Caso você não tenha conseguido entender o funcionamento da ferramenta no vídeo, ele funciona assim; ao pressionar por alguns instantes a barra de espaço do teclado, o Hotbox completo aparece, oferecendo atalhos para várias opções de criação.

Quando um objeto está selecionado, podemos pressionar o botão direito do mouse sobre ele para que o Hotbox específico de edição para ele apareça. Assim é possível acionar modos de seleção para arestas, vértices, mover, girar e vários outros.

Se você quiser testar essas e outras funções do Maya, você pode sempre usar o Maya 8.5 PLE, que é gratuito e pode ser usado para fins educacionais. Ainda não existe previsão para o lançamento do Maya 2009 PLE, mas assim que ele for lançado eu aviso aqui.