Nos últimos tempos tenho publicado vários links para tutoriais e guias, mostrando o processo de modelagem necessário para criar personagens e cabeças. Esses tutoriais na sua grande maioria são voltados a criar apenas os modelos 3d, deixando a parte de configuração de materiais e texturas para um segundo momento, que nunca aparece. Os vídeos e textos sobre modelagem são muito bons e ajudam na aprendizagem, mas aprender um processo mais complexo e completo de modelagem seria muito mais instrutivo para quem está aprendendo.

Essa semana, encontrei um tutorial fantástico, que usa o LightWave 3D para a modelagem e renderização, ficando a composição e pós-produção para o Fusion. O resultado final desse tutorial de modelagem realista com o LightWave é a imagem abaixo:

Impressionante não é?

O que é necessário para criar uma imagem como essa? O artista responsável pelo tutorial disponibilizou para consulta o processo todo em vídeo.

Um aspecto interessante em relação ao tutorial é a simplicidade da modelagem 3d. Quando mostrei esse material para alguns colegas que trabalham com modelagem, no mesmo momento eles afirmaram que o ZBrush ou MudBox deve ter sido usado no processo, pelo fato de existirem algumas rugas no rosto do personagem.

Na verdade, o segredo para o realismo dessa imagem é o excelente trabalho de texturas e materiais do personagem. Na página do tutorial, você pode encontrar os diferentes mapas de texturas usadas pelo artista para representar o personagem. Muitas pessoas acham que apenas um mapa único, pode representar de maneira fiel a complexidade da pele humana, mas como o próprio tutorial mostra, o resultado pode ser muito melhor se usarmos vários mapas, para representar a pele em várias camadas, como acontece no mundo real.

Existe um pouco de Photoshop também no tutorial, para pequenas correções.

Cada um dos aspectos importantes do processo de criação, que não aparecem nos vídeos do artista, é comentado de alguma forma nos textos que acompanham os links para os vídeos. No final do tutorial, ainda é possível fazer o download de todos os arquivos usados no tutorial!