Assim como acontece em qualquer área do conhecimento, a modelagem 3d é uma atividade que exige uma progressão natural dos artistas que ainda aprendem a trabalhar com softwares 3d. Nas minhas aulas, sempre tento planejar uma evolução natural dos exercícios propostos aos alunos, para que no principio seja mais fácil criar os modelos e quebrar a barreira natural que existe, entre os alunos e os softwares com aquelas interfaces “cheias de botões”.

Sempre publico aqui no blog, tutoriais de modelagem que mostram o processo de modelagem para personagens detalhados e complexos, dignos de profissionais com muita experiência. Mas, e o pessoal que está aprendendo? Será que não existem tutoriais de modelagem básica? Sim! Claro que existem!

Veja esses dois tutoriais, sobre a modelagem de um personagem com número reduzido de polígonos. O tutorial tem como objetivo criar um personagem, levando em consideração o seu vestuário e um número reduzido de polígonos. Ele está dividido em duas partes, sendo que cada uma tem aproximadamente 10 minutos de duração.

Esse é o primeiro vídeo:

No primeiro vídeo, você é apresentado às ferramentas de modelagem por subdivisão do 3ds Max, em que o personagem é criado com base em um cubo. Depois que o cubo está pronto, o autor usa várias ferramentas para deformar o cubo e criar os membros, dedos e detalhes da topologia.

E agora a continuação do tutorial, com o vídeo de número 2.

No segundo vídeo o tutorial aborda detalhes como os pés do personagem e os ajustes finais, para poder criar a forma final do mesmo, com os polígonos organizados de maneira a criar a forma necessária para que o artista, usando texturas, possa trabalhar o vestuário do mesmo em 3d.

Esse tipo de tutorial é perfeito para aperfeiçoar o domínio sobre as ferramentas de subdivisão e trabalhar a percepção da modelagem simétrica, usando modificadores como o Mirror ou Symmetry do 3ds Max. Mesmo sem o detalhamento da cabeça, a série de tutoriais é recomendada para quem ainda está aprendendo. Para aproveitar ainda mais o tutorial, você pode fazer modificações na topologia do modelo 3d, e começar a trabalhar a sua criatividade com pequenas modificações nos modelos 3d.

O tutorial já está na minha lista de indicações para meus alunos!