Ontem à noite, um comunicado de extrema importância no mundo da computação gráfica foi feito pela Autodesk e pela Avid, ate então a proprietária da Softimage. A empresa estava sendo vendida para a Autodesk! Sim, agora o Softimage XSI vai se juntar a linha de produtos da Autodesk, como o 3ds Max e Maya. Essa é talvez o evento mais importante do ano na área de computação gráfica, apesar de não afetar muitos usuários aqui no Brasil, essa aquisição diminui significativamente a concorrência entre as empresas e deixa os artistas 3d com menos opções.

Desde que tomei conhecimento da notícia, estou pesquisando em fóruns e comunidades de usuários do Softimage, para saber mais sobre a aquisição e a influência que esse tipo de operação tem no cotidiano dos usuários.

3D Realty Handshake

No web site da Autodesk é possível encontrar uma lista completa de documentos e comunicados, sobre os procedimentos e perguntas freqüentes sobre a aquisição.

Como pode haver usuários do Softimage lendo o artigo, tomei a liberdade de fazer uma tradução rápida, sobre as principais dúvidas listadas no documento, que podem ser as mesmas dos usuários. Afinal, quem investiu no Softimage XSI como ferramenta, precisa saber a influência desse tipo de evento no seu trabalho:

  • A Autodesk irá manter os produtos da Softimage? Sim, os planos da Autodesk envolvem manter a maioria dos produtos comercializados pela Softimage como o XSI, Face Robot e outros.
  • Os produtos da Autodesk e da Softimage são concorrentes, existem planos para descontinuar algum dos produtos? Segundo a Autodesk, os produtos são complementares e não concorrentes. Pesquisas indicam que os clientes da Autodesk usam todos os produtos de maneira complementar, para tarefas específicas quando um determinado software oferece vantagens na produção.
  • Os revendedores ou funcionários da Softimage devem ser demitidos? Sim, como é de costume com esses processos de aquisição, devem existir pessoas com cargos redundantes em ambas as empresas, que devem ser desligadas.

Pelo que pude apurar, o desanimo é maior mesmo entre os funcionários da Softimage. Para piorar a situação, a base da Softimage e da Autodesk, responsáveis pelo desenvolvimento de softwares 3d fica na mesma cidade, em Montreal no Canadá. As únicas pessoas que devem ser poupadas na Softimage são os responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta.

As opções para usar softwares que não pertencem a Autodesk em ambientes 3d fica cada vez menor, os que quiserem softwares proprietários agora tem apenas o Cinema 4D da Maxon e o LightWave 3D da Newtek.