Assim como acontece com o Photoshop, o After Effects pode ser incrementado com o uso de plugins, chamados no After Effects e no Adobe Premiere de presets. Existem vários desses plugins pagos e gratuitos na internet, sendo que hoje vou indicar o download de uma série fantástica de presets gratuitos para After Effects, sobre os quais eu já havia mencionado aqui no Blog, quando publiquei um tutorial sobre o ajuste do aspect ratio em vídeos na semana passada. Para aquele tutorial foi usado um dos presets gratuitos, disponíveis no Video Copilot.

A lista de presets disponíveis lá é extremamente útil, para profissionais e estudantes de motion design ou artistas 3d que precisem finalizar suas produções com o After Effects.

Essa é a lista dos presets gratuitos para After Effects com as suas respectivas funções:

  • Film Fade Transition: Esse preset adiciona na timeline do After Effects um efeito de fade in e out automaticamente, para que seja possível fazer a transião entre dois trechos de vídeo rapidamente.
  • Fast Film Grain: Aqui um excelente preset para artistas 3d, pois ele adiciona a granulação necessária para mesclar material renderizado, que geralmente tem aquele aspecto limpo e cristalino. Esse tipo de diferença evidencia a artificialidade do material renderizado. Com esse preset é possível alterar esse aspecto de maneira rápida.
  • Auto Bright Lesn Flare: O efeito gera o famoso efeito de lens flare, para transições ou na simulação do enquadramento do sol.
  • Reflexões rápidas em 3D: Aqui um efeito cujo propósito é simular o reflexo em 3d de uma imagem, sobre uma superfície. Ele funciona de maneira idêntica ao que faz o Cover Flow, no Mac Os X e nos iPods.
  • Bloom Transition: Esse efeito tira o foco e deixa a imagem com brilho mais intenso automaticamente.
  • Aspect Ratio Letterbox: No tutorial sobre alteração do aspect ratio dos vídeos, publicado na semana passada, esse foi o preset usado. Como o próprio nome diz, ele tem como objetivo ajudar na alteração da resolução do vídeo.
  • After Shake: Um dos efeitos mais usados hoje em dia, nas mais diversas produções é o balançar da câmera para passar a impressão de suspense ou insegurança. Com esse preset, você pode fazer com que o enquadramento do vídeo fique instável, simulando o tremer da câmera.
  • Gradient Gel: O preset é simples, funciona adicionando uma cor em gradiente sobre o vídeo.
  • Light sabers e Light sabers v2: Dois presets com o mesmo propósito, simular o efeito dos sabres de luz do Star Wars. Esse é um dos efeitos que mais atraem usuários para o After Effects, depois do Kamehameha! Todos os meus alunos querem fazer esses efeitos, depois que começam a usar o After Effects.
  • Frame Rate Converter: Um preset simples, seu objetivo é adaptar o framerate de um vídeo.
  • 3D Orbit Tool: Belíssimo efeito para video designers, pois o preset cria um mistura de filtros para criar um ambiente abstrato simulando texto, relâmpagos, gradientes e fumaça. Simplesmente fantástico para elaborar vinhetas!

Todos os presets são disponibilizados para download, junto de um tutorial em vídeo mostrando a sua aplicação e arquivos do próprio After Effects, para que você pode aprender como é possível usar cada um deles. Não preciso dizer que já fiz o download de todos, para usar quando tiver a que finalizar um projeto ou aula no After Effects.