A polêmica sobre a compra da Softimage pela Autodesk continua, muitos usuários revoltados e artistas experientes, que se dedicaram por muitos anos ao Softimage XSI começam a fazer planos, para migrar para o Cinema 4D, LightWave ou Houdini. A verdade é que estão todos chocados com a compra, que ao mesmo tempo reforça o monopólio da Autodesk na área gráfica e se constitui em uma das maiores barganhas da história. O preço pago pela Autodesk para a Avid foi de “apenas” 35 milhões de dólares.

Quer saber um segredo? O motivo que fez a Avid vender a Softimage? Eles simplesmente não tinham mais interesse em ferramentas e softwares 3d, o negócio da Avid é áudio e vídeo, portanto a Softimage era uma parte da companhia que não estava dentro dos planos estratégico. E para deixar a coisa mais dramática ainda, a Softimage dava lucro, estimativas dizem que o lucro da empresa gira em 50 milhões por ano.

Quer ter uma idéia do quanto essa compra foi “barata”? Em 1994 a Softimage foi comprada pela Microsoft, que em 1998 vendeu a empresa para a Avid por 285 milhões! Por isso, muitas pessoas estão dizendo que a Autodesk fez o negócio do ano!

Esse depoimento de um funcionário da Softimage diz tudo, eles já estavam esperando que em algum momento a empresa fosse vendida, por conversas com a própria Avid. Eles só não esperavam que a compradora fosse a Autodesk. Aqui tem uma versão em português, com cortesia do Google, mas cuidado para erros de concordância.

Agora um pouco de humor. Um vídeo muito lega, foi lançado e mostra uma suposta discussão interna na Autodesk, para decidir pela compra da Softimage. No vídeo sobra para todo mundo, desde as equipes de desenvolvimento do Maya até mesmo para os usuários de softwares livres como o Blender 3D.

Claro que o vídeo é uma brincadeira, mas eu simplesmente não consigo parar de rir, pois ficou perfeito! Só uma coisa, para que o humor do vídeo “funcione”, você não pode entender nada em alemão, o que não é muito difícil.

Esse é o vídeo: