Quando a Autodesk comprou a Softimage, eles conseguiram colocar as mãos em um de seus principais concorrentes, e na sua mais recente tecnologia, desenvolvida nos últimos dois anos para prover aos usuários e artistas 3d, uma maneira de criar animações, simulações físicas e muito mais usando nós. O Softimage ICE é um dos maiores avanços em termos de personalização de animação e efeitos da Softimage. Bem, agora ele faz parte do arsenal da Autodesk.

Uma das grandes vantagens do ICE é a possibilidade de elaborar novos nós e ferramentas, como já foi mostrado aqui no blog um nó para simular as leis de Newton. Dentre essas novas ferramentas em desenvolvimento para o Softimage ICE, um nó criado com base em scripts está prometendo novas e impressionantes opções de controle, para simulações físicas de fluidos e partículas. Ele se chama emFluid.

Na última semana, três vídeos de demonstração desse novo script foram lançados na internet, para demonstrar a versatilidade e qualidade das animações criadas com esse tipo de plugin.

O primeiro vídeo mostra as opções de simulação para partículas, com o objetivo de criar uma animação semelante a fumaça ou nevoeiro. Repare no vídeo, que o artista pode controlar de maneira dinâmica a velocidade e dispersão das partículas.


sneak preview on emFluid2 (english) from Oliver Weingarten on Vimeo.

No segundo vídeo o artista começa a adicionar mais elementos a cena, como um plano que funciona como uma peça de tecido. Ele tem uma deformação semelhante a um softbody e sofre a influência tanto das partículas, como de campos de força simulando vento.

O impressionante da animação é que em determinado momento, o plano funciona como obstáculo das partículas. Quando as partículas estão colidindo com o objeto, a animação faz com que o tecido seja empurrado para cima.


sneak preview on emFluid2 II (english) from Oliver Weingarten on Vimeo.

O último vídeo mostra o mesmo sistema de partículas, sendo configurado e posicionado como que sua origem fosse um objeto. Nesse caso uma esfera, passando a impressão que as partículas estão simulando fumaça ou até mesmo fogo.


sneak preview on emFluid2 III (low res, english) from Oliver Weingarten on Vimeo.

Depois de assistir aos vídeos, com a demonstração da versatilidade e poder criativo do Softimage ICE, será que a Autodesk fez uma boa compra? A relação custo benefício nesse caso foi fantástica!

Os usuários do Blender vão achar o sistema da Softimage muito simular ao que já existe no Blender 3D, até mesmo na parte visual dos nós. O melhor de tudo é que o código fonte do Blender é público, portanto é perfeitamente possível desenvolver soluções semelhantes a essa.