Já faz um bom tempo que não falo aqui no Blog sobre o LightWave 3D, e a Newtek atualizou a sua página sobre o LightWave despois da Siggraph com vídeos e tutoriais de demonstração, resolvi publicar um artigo falando sobre algumas dessas atualizações, para que os interessados em usar o software, possam conhecer mais sobre ele. Se o seu objetivo é evitar softwares da Autodesk, o LightWave é uma ótima opção, junto com o Houdini e o Cinema 4D. Uma das coisas que sempre me chamaram muito a atenção em relação ao LightWave é a sua ótima relação custo x benefício. Entre as ferramentas 3d proprietárias de alto desempenho, o LightWave é o que apresenta menor custo em comparação aos benefícios propostos.

Sempre que precisei indicar soluções pagas para escritórios e produtoras, eles acabavam optando pelo LightWave, pelo seu valor ser inferior a novecentos dólares, para versões sem o manual do software impresso.

Bem, mas e se antes de comprar, você quiser avaliar e conhecer melhor o software? Até mesmo estudar as suas ferramentas para conhecer mais sobre ele? Para isso, a Newtek tem um arsenal de tutoriais em vídeo sobre o LightWave 9.5 e palestras gravadas na Siggragh 2008. Eu mesmo não tenho licença do LightWave e não o utilizo para meus projetos, mas como gosto de conhecer as técnicas e ferramentas do software, para comparar com os softwares da Autodesk e até mesmo o Blender 3D, já assisti e estudei os vídeos disponíveis no web site e posso recomendar o material da Siggraph!

Os tutoriais sobre o LightWave são até básicos e mostram opções de modelagem poligonal e opções de animação avançada e câmeras. Mas, nos vídeos da Siggraph é que encontramos algumas demonstrações muito interessantes do poder do software. Entre os vídeos e assuntos abordados, esses são os mais interessantes:

  • Opções avançadas de radiosidade: Aqui vale ressaltar que o LightWave tem um dos melhores renderiadores entre os softwares 3d.
  • Criação de pelos e cabelo com o FiberFX
  • Making of e exemplos dos efeitos no seriado Sarah Connor Chronicles: Esse é um ótimo exemplo de como o LightWave é usado em seriados, com uso intenso de efeitos especiais
  • Usando o editor de nós para criar materiais

Cada vídeo tem aproximadamente 10 minutos de duração, mas são muito interessantes para compreender um pouco mais do software, e a melhor parte é que tudo é gratuito. Os vídeos da Siggraph não podem ser copiados, mas os tutoriais sobre o LightWave 9.5 podem ser copiados sem maiores problemas.