Os softwares de visualização como o Blender 3D e o 3ds Max, são excelentes para realizar renderizações realistas e mostrar para um provável cliente, como é que um projeto arquitetônico deve se concretizar em espaços reais. Mas, para o desenvolvimento do projeto ainda é muito complicado desenvolver a volumetria, e a estrutura de um projeto arquitetônico, usando apenas essas ferramentas. Para esse tipo de tarefa, existem alguns softwares mais especializados, e o SketchUp aparece como destaque nessa área, pela sua facilidade de uso e também por ser gratuito.

No processo de desenvolvimento de um projeto arquitetônico, a visualização de cortes dos projetos é muito importante, para que decisões relacionadas com a organização do espaço possam ser tomadas. Esse tipo de visualização é possível no 3ds Max e Blender 3D, mas no SketchUp o processo é bem mais simples e intuitivo.

O vídeo abaixo mostra como é possível acionar a ferramenta do SketchUp chamada de Section Plane. Com essa ferramenta, podemos ocultar uma parte do modelo 3d, permitindo que os planos internos da maquete eletrônica fiquem visíveis.

Não é necessária muita habilidade ou técnica para usar essa ferramenta, que se comporta como um elemento de desenho no SketchUp, portanto, pode ser girada e movida para qualquer parte da área de desenho.

Outra opção interessante é a criação de múltiplos planos de corte, que permitem ao artista 3d escolher entre vários cortes diferentes. Quando existem vários planos de corte, apenas um deles é considerado o plano ativo. Para trocar é só clicar com o botão direito do mouse sobre o plano e escolher a opção Active Cut.

Repare no tutorial em vídeo, que o desenvolvimento do projeto fica muito mais rápido quando usamos esse tipo de opção, para visualizar a organização interna dos planos e paredes. Mas, caso você precise usar o plano de secção, uma das “regras” de ouro das maquetes eletrônicas, que é modelar apenas o que será visível nas renderizações.

Isso é evidente, caso o modelo 3d não esteja completo na parte interior, com escadas, paredes e os respectivos planos e detalhamento interno, esse tipo de recurso terá pouco ou nenhum impacto no desenvolvimento do projeto.