Se tem uma coisa da qual não podemos reclamar da Adobe, é que eles conseguiram algo muito difícil com um software, transformar uma ferramenta que deveria ser conhecida apenas por designers e fotógrafos em um sinônimo de edição de imagens. Ontem mesmo, eu estava assistindo a um filme na TV quando um personagem em determinado momento quis dizer para uma pessoa, que a sua fotografia havia sido melhorada no computador. Para isso ele disse que a foto passou pelo Photoshop.

Muito provavelmente essa pessoa nunca usou um computador para esse fim, mas sabe que para editar fotografias e fazer as pessoas assumirem outra aparência, o Photoshop é a melhor opção.

Dentre todas as opções disponíveis, as técnicas de rejuvenescimento de pessoas em imagens é uma das mais conhecidas, em que os fotógrafos conseguem tirar rugas e marcas de idade em fotos de mulheres famosas.

Como isso é feito no Photoshop? Se você quiser aprender uma das técnicas usadas para trabalhar esse tipo de efeito, o vídeo abaixo mostra bem o processo de “limpeza” facial em uma fotografia. No caso, uma modelo teve uma foto tirada em close, mas ainda aparecem algumas marcas de idade nos lábios e na parte de baixo dos olhos. O artista vai retirar essas marcas no Photoshop.


Glamour y Gaussian Blur from MAXIMA on Vimeo.

A técnica é bem simples e pode ser reproduzida em outros softwares especializados em editar fotografias, como o Gimp e Pixelmator.

O segredo de tudo é a manipulação de camadas no Photoshop, em que o artista demonstra fazendo uma cópia da fotografia para uma camada superior, para depois retirar completamente a saturação da imagem, deixando a foto em tons de cinza.

Depois que ele faz isso, entra uma das partes mais importantes do truque que é a aplicação de um filtro do tipo Gaussian Blur na foto sem saturação. Com isso, a imagem fica fora de foco e com menos opacidade na imagem, ambas as fotos se misturam dando a impressão que a imagem tem certo brilho, mas na verdade o efeito da mistura mascara os defeitos na fotografia.

Para completar o efeito, o artista faz pequenos ajustes individuais para retocar apenas áreas da fotografia que precisam de cuidados extras.

Como você pode perceber, esse tipo de edição requer paciência, mas não exige grandes conhecimentos técnicos e sim um mínimo de percepção artística. Se você decidir assistir ao vídeo, recomendo que o faça em tela cheia e ligue a opção HD do Vimeo, para visualizar todos os detalhes do trabalho de edição.

Agora você sabe como rejuvenescer as pessoas no Photoshop CS4!