Depois de uma longa espera por atualizações significativas, finalmente a Google disponibilizou para download uma atualização para o SketchUp! O SketchUp 7 foi lançado hoje, com algumas ferramentas muito interessantes sendo incorporadas a sua plataforma de desenho, que em minha opinião é uma ótima opção para quem quer começar a trabalhar com 3d, mas tem pouco ou nenhuma experiência com softwares 3d. Conheço muitas pessoas que gostam de trabalhar com modelagem no SketchUp e depois exportam o modelo 3d para softwares como o Blender 3D, para trabalhar com iluminação mais realista.

Quais as novidades apresentadas no SketchUp 7? O vídeo abaixo, foi produzido pela equipe do Google responsável pelo desenvolvimento do SketchUp, e mostra algumas dessas novas ferramentas.

O primeiro recurso interessante mostrado no vídeo, é a integração do SketchUp 7 com a Warehouse. Esse é um sistema que armazena e classifica modelos 3d, produzidos por usuários ao redor do mundo. Agora é possível fazer buscas no sistema, armazenar os melhores resultados de maneira semelhante aos favoritos do navegador.

Depois, um dos “engenheiros” do SketchUp faz um anuncio bem curto, falando a separação automática de arestas que se sobrepõe. O próximo recurso é muito parecido com o mapemaneto UV dos softwares 3d mais sofisticados, em que você pode aplicar uma textura em qualquer superfície e depois editar essa textura no Gimp ou Photoshop.

Agora, um dos recursos mais legais é chamado de componente dinâmico. Esses são interessantes pelo seu comportamento inteligente, pois os objetos “sabem” que são elementos e se comportam de maneira a simular a natureza desses elementos. Por exemplo, o modelo 3d de uma porta pode agregar uma animação em que o plano da porta abre, ou se comportar de maneira proporcional em uma operação de escala.

O funcionamento é parecido com o a nova ferramenta de escala do Photoshop CS4, em que um determinado objeto é redimensionado e não perde as suas proporções. Imagine a seguinte situação; você está trabalhando na modelagem de uma maquete eletrônica e sem perceber, acaba modelando as portas com 10 centímetros a menos que a abertura na parede. Ao aplicar uma escala no modelo da porta, os seus elementos que compõe a esquadria, se redimensionam automaticamente para se adaptar as novas dimensões!

Não preciso dizer que esse é um dos recursos que vão economizar centenas de horas de trabalho, dos modeladores 3d que usam o SketchUp 7.

A ferramenta chamada LayOut também foi melhorada, com um novo sistema de curvas Bezier para permitir mais liberdade na criação de curvas.

Caso você queira testar as novidades, visite esse endereço para fazer o download do SketchUp 7 e visite essa página, para conferir a lista oficial de melhorias. Acabei de fazer o download do SketchUp 7, portanto aguarde por mais artigos sobre as novas ferramentas nos próximos dias.