Assim como acontece em várias comunidades dedicadas ao estudo e aprendizagem de softwares 3d, os usuários de softwares de CAD como o AutoCAD e Revit contam com uma revista eletrônica gratuita, editada pela AUGI. Que é a sigla para o Autodesk User Group International. Essa é uma revista bimestral, que acabou de ganhar uma atualização para os meses de Novembro e Dezembro. Os assuntos são bem variados, mas abordam como você mesmo pode imaginar, apenas softwares da Autodesk. O foco principal é o CAD, mas ainda é possível encontrar artigos sobre renderização.

A publicação é patrocinada pela Autodesk, portanto espere encontrar artigos e pessoas que defendem com todos os verbos, os softwares e tecnologias da empresa. Se você não gosta deles, é melhor não ler a revista.

Mas, como acredito que todo tipo de informação é válida, principalmente para as pessoas que ainda estão aprendendo, fiz uma pequena lista com os principais artigos da revista, para que você possa avaliar o conteúdo. Para acessar a versão digital e gratuita da revista, visite esse link.

  • Avanços e desafios no desenvolvimento de softwares para design: Esse artigo fala sobre os desafios enfrentados por empresas especializadas em desenvolver softwares para o mercado de design. Por exemplo, no artigo o autor comenta o avanço rápido das ferramentas, que não é acompanhado de avanços nos padrões dos projetos.
  • Estratégias para adotar novas tecnologias: Como estamos chegando ao final de 2008, esse artigo fala sobre estratégias de mudança para tecnologias de projeto para 2009. Por exemplo, se você decidir migrar todos os seus projetos para o padrão BIM (Build Information Modeling), quais aspectos devem ser considerados nessa mudança? O autor do artigo fala sobre vários pontos a considerar e dá dicas.
  • Dicas para trabalhar com o AutoCAD Architecture: A autora desse artigo fala sobre o AutoCAD Architecture e as principais tecnologias e requisitos para usar o software. Existe até mesmo uma parte do texto que comenta a integração com softwares não relacionados a Autodesk. Vários aspectos do uso do AutoCAD são abordados, como a integração com o SketchUp, requisitos de software e treinamentos necessários para efetivamente usar o software.
  • Criando uma sistemática de renderização: O texto desse artigo interessa diretamente as pessoas interessadas em trabalhar com visualização de projetos arquitetônicos. O texto não é direcionado para um software em especial, como o AutoCAD ou 3ds Max, mas para a atividade do designer ou artista 3d que produz imagens para representar projetos arquitetônicos. É apenas uma discussão com alguns pontos interessantes apontados no texto, como as vantagens em realizar a maquete eletrônica no próprio escritório de arquitetura, ou terceirizar o serviço. Qual a melhor opção? Leia o artigo e descubra!
  • Como finalizar um projeto com estilo no Autodesk Impression: O artigo fala sobre as vantagens em usar o Autodesk Impression, para criar renderizações estilizadas com base nos arquivos do AutoCAD.
  • Considerações sobre o efeito BIM: O artigo comenta os aspectos positivos na adoção dessa tecnologia no processo de design, assim como lista alguns dos cuidados para as empresas que ainda estão para adotar à tecnologia.

Essa é apenas uma pequena lista com os principais artigos da revista, que ainda fala sobre o AutoCAD 2009 e Revit em outros textos, mas nada que mereça menção, pois os artigos apenas comentam algumas ferramentas para usuários que já possuem conhecimentos nos softwares.