Parece que a SideFX está mesmo investindo pesado na divulgação do Houdini, com tutoriais e palestras gravadas em vídeo, praticamente toda a semana. O tutorial dessa semana, pode beneficiar vários artistas, além dos que já usam o Houdini profissionalmente. O tema é relacionado ao uso de scripts para a personalização de ferramentas, seja de modelagem ou animação, usando o Python. Essa linguagem é aproveitada por mais de um softwares 3d para personalizar funções e tarefas repetitivas. Quem usa o Blender 3D deve estar careca de saber que essa é a linguagem base do Blender, para esse tipo de tarefa e também temos o Softimage XSI que usa Python.

Portanto, as pessoas que conhecem essa linguagem e tiverem paciência para estudar a documentação relativa aos objetos específicos de cada software, basicamente pode trabalhar com a personalização de cada um deles. O processo é bem diferente com o 3ds Max e Maya, que usam MAXScript e MEL respectivamente. Uma linguagem única é ótima para ampliar o campo de trabalho para as pessoas que precisam estender um pouco mais seu software 3d.

A palestra sobre o uso de Python no Houdini foi gravada durante a Siggraph e tem como palestrante Robert Vinluan. O arquivo com a palestra, pode ser copiado nesse endereço diretamente do web site da SideFX. No total são mais de 1 hora de vídeo, em quase 200MB.

Os assuntos abordados na palestra são três:

  • Introdução ao HOM que é a sigla para os modelos de objetos usados pelo Houdini
  • Como elaborar interfaces para aplicativos personalizados no Houdini
  • Como usar os modelos de objetos do Houdini, para trabalhar com renderização em rede

Como o primeiro e o último assunto abordado são específicos do Houdini, recomendo que você assista ao menos a parte sobre a criação de interfaces gráficas para os aplicativos. O desenho de botões, caixas de texto e outros elementos da interface são uma parte crucial de qualquer aplicativo, e principalmente em softwares como o Blender, que usam objetos vetoriais esse desenho é extremamente importante.