Qual o fator mais importante para determinar o valor que deve ser investido em projetos de animação, o tempo ou a complexidade do projeto? Pelas experiências que já tive com animação, ainda acredito que o tempo é fator determinante. Quando falo em tempo, entenda que esse é o prazo que os artistas e estúdios de animação têm para concluir seus projetos. Na maioria das vezes, esse prazo é bem curto e dependendo do retorno financeiro do projeto, vale à pena investir um pouco em plugins e ferramentas extras para acelerar o trabalho.

Um ótimo exemplo disso é a animação de veículos como carros. Se você já teve que realizar a configuração e principalmente animação desse tipo de objeto em 3d, deve saber que os ajustes necessários e relações de hierarquia são bem complexos, mais até que certos personagens. Além de controlar as rodas, o animador precisa simular as suspensões e vários outros aspectos da dinâmica do veículo para tornar a animação próxima da realidade. Nesses casos, vale investir em plugins como o Car-4-Wheeler da Craft Animations. A ferramenta funciona apenas no 3ds Max e ajuda muito na produção de animações.

Quer ter uma idéia do que é possível fazer com esse plugin? Veja a animação abaixo, que foi produzida com o plugin:

Como seria a produção de uma animação assim, usando apenas keyframes? Seria um desafio para produzir o material em tempo hábil.

Esse plugin permite que você ligue um modelo 3d de carro, em um objeto semelhante a um esqueleto de carro, com controles completos de animação. Depois que tudo estiver configurado, você pode simplesmente acionar play e controlar o veículo com o teclado, como se fosse um jogo. Tudo funciona de maneira muito semelhante a um jogo! A ferramenta permite até mesmo configurar e personalizar as teclas de controle do carro.

Agora a melhor parte de tudo, a Craft Animations disponibilizou de maneira gratuita versões de seus plugins! Sim, você pode copiar versões gratuitas, com algumas restrições de uso da maioria dos plugins que envolvem também a animação de veículos como aviões.

Se você for usuário do 3ds Max e quiser tentar usar o material, a Craft ainda disponibiliza tutoriais bem explicativos em vídeo, mostrando o uso e aplicação das suas ferramentas.