O SketchUp é uma excelente opção para qualquer pessoa interessada em aprender modelagem 3d de maneira fácil, sem a necessidade de se preocupar com a resolução de topologias, ou outros aspectos avançados de modelagem. Mas, com isso você perde alguns recursos nativos, com o a criação de superfícies complexas. Isso é possível, mas exige algumas alterações no software a adição de scripts personalizados. Outra parte em que o SketchUp perde para a maiorias dos outros softwares 3d é na renderização com foto realismo, que só é possível graças a plugins e renders externos.

Dentre os softwares comerciais, a melhor opção é o Maxwell Render, mas se você não estiver disposto a investir 1000 dólares em uma licença do Maxwell, recomendo usar o Indigo. Ele usa os mesmos princípios do Maxwell, mas é totalmente gratuito.

Para aprender o processo de instalação do Indigo e do seu plugin de exportação para o Sketchup, recomendo visitar link.

Mas, como é que esse plugin funciona? Depois que você instala o Indigo e o plugin chamado SkIndigo, você poderá usar algumas ferramentas de configuração dentro do próprio SketchUp para acionar a renderização.

Quer ver um exemplo? O vídeo abaixo mostra o processo de criação de um objeto que deve emitir luz própria, substituindo totalmente a iluminação gerada pelo Indigo.

No vídeo, podemos perceber o quanto é simples de configurar esse tipo de objeto com as ferramentas do SkIndigo. O artista pode realizar a sua modelagem 3d no SketchUp da maneira como está habituado, sem a necessidade de fazer nenhum tipo de configuração especial. Assim que tudo estiver pronto, o gerenciador de materiais do SkIndigo pode ser acionado, e vários materiais prontos ficam disponíveis para que o melhor para a cena seja escolhido. O mais interessante é que o preview do material dá uma ótima idéia de como ficará a superfície.

Quem usa o SkIndigo tem uma vantagem em relação aos usuários do Blender e Blendigo, pois o plugin também já está se integrando com o sistema de camadas de renderização do Indigo. Os usuários do Blender precisam editar o código da cena para usar o recurso.

Depois que tudo está pronto, ainda é possível trabalhar nos ajustes do material, fazendo pequenas alterações para que a sua cena seja representada da melhor maneira para o contexto em que foi criada.

Pronto, agora é só acionar o render do Indigo e esperar. O tutorial é curso, mas serve de introdução e excelente amostra do que é possível fazer com o uso combinado dessas duas ferramentas gratuitas, permitindo que artistas 3d possam fazer uso de opções avançadas de render, com custo reduzido.