Clicky

Como configurar a iluminação no LightWave 3D? Simulando o sol!

Compartilhe o artigo!

Desde quando comecei a trabalhar com softwares 3d, sempre conheci o LighWave como sendo o software com o melhor renderizador interno do mercado. Isso foi antes do surgimento e difusão de softwares como Mental Ray, V-Ray, Final Render e Maxwell Render. Hoje em dia o mercado conta com tantas opções que o LightWave perde em mercado até mesmo para o seu maior reduto, que são as produtoras americanas. Ainda encontramos alguns poucos filmes e séries de TV que usam a ferramenta para seus efeitos, mas a base de usuários já foi bem maior.

Só para ter uma idéia, houve uma época em praticamente só o LightWave contava com uma sistema de radiosidade integrada ao render, totalmente nativo e sem a necessidade de comprar nada extra. Hoje a coisa é bem diferente, a Autodesk “manda” o Mental Ray junto do 3ds Max e já tem um sistema de radiosidade integrado.

Nesse ponto, percebemos o quanto a concorrência entre empresas que trabalham com o desenvolvimento de softwares 3d é saudável, sei que a Autodesk não é santa, mas a Newtek perdeu a liderança no seu pacote de aplicativos, sem fazer os prognósticos corretos das ações de sua concorrência.

Bem, deixando essa análise de mercado de lado, voltemos a falar sobre o sistema de renderização do LightWave. Mesmo sem nenhuma perspectiva de usar o software, e nenhum curso em vista aqui pela região, ainda gosto de aprender e entender o sistema de renderização e iluminação pioneiros do LightWave. Os fóruns de usuários da Newtek são um excelente local para encontrar esse tipo de material, e hoje pela manhã fazendo uma visita aos fóruns, encontrei um ótimo tutorial sobre iluminação com o LightWave 3D em vídeo.

Na verdade, o tutorial não aborda o uso das ferramentas padrão do LightWave para renderização, mas sim de um plugin gratuito que permite associar texturas e imagens ao background, para simular de maneira realista a iluminação do sol. O processo é relativamente simples, e no tutorial o autor mostra todos os passos de como o plugin funciona na sua essência.

Depois que a imagem está associada ao ambiente, o autor mostra na maior parte do tutorial as configurações e ajustes necessários nos parâmetros, para conseguir determinados efeitos de iluminação. Para as pessoas que estão interessadas em aprender um pouco mais sobre iluminação, ao menos os parâmetros e testes de render do autor, podem servir para um maior entendimento de como funciona a iluminação com configurações reais.

O arquivo está no formato MOV e tem aproximadamente 140MB (compactado).

2018-03-20T13:00:49+00:00 By |LightWave|1 Comentário

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um Comentário

  1. rafael pereira mrad malheiros 25/05/2010 em 1:25 pm

    Ola,
    Gostaria de saber se existe algum livro, ou manual explicativo para pessoas iniciantes no software.
    Grato,

    Rafael Pereira Mrad Malheiros

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.