Os avanços nas tecnologias de renderização devem um dia acabar com os famosos testes de render, que consomem uma boa parte do tempo de qualquer artista envolvido com a criação de animações, cenários e imagens em softwares 3d. O Maxwell render da Nextlimit introduziu no mercado uma tecnologia chamada de Multilight, permitindo que depois da renderização finalizada, um artista possa fazer ajustes na intensidade e cor das fontes de luz, mesmo com a imagem estática. Por exemplo, caso você tenha renderizado a sua cena e no final percebeu que o ambiente ficou muito escuro, você poderá selecionar os pontos de luz e aumentar a intensidade dos mesmos. Sem precisar acionar o render, o processo é todo feito em tempo real.

Até pouco tempo atrás, o Maxwell Render era o único a apresentar essa tecnologia, seguido pelo Indigo que lançou uma opção semelhante, mas ainda com menos recursos chamada de Render Layers.

Agora, o Fryrender que é competidor direto do Maxwell render dispõe de uma tecnologia similar e com o mesmo nível de sofisticação do Maxwell Render. Essa tecnologia se chama SWAP e foi desenvolvida pela Random Control. Se você quiser ficar impressionado conhecer o seu funcionamento, um vídeo de demonstração do Fryrender SWAP muito interessante foi disponibilizado para download.

No vídeo podemos conferir alguns pontos interessantes do software, que são característicos dos renderizadores do tipo Unbiased. A maioria dos parâmetros que aparecem no material é baseada em características encontradas em máquinas fotográficas e softwares como o Photoshop. Por exemplo, repare que um dos itens que controla a intensidade geral da iluminação se chama ISO.

Além da intensidade da iluminação é possível editar também as cores de alguns materiais da cena, assim como atribuir texturas as superfícies dos objetos. As mudanças nos materiais e texturas têm influência direta nas reflexões e interações da luz na cena.

Mesmo sendo apenas um vídeo, a flexibilidade e capacidade de edição da ferramenta é impressionante se considerarmos que é uma imagem 2d, que está sendo editada. Sendo assim, você pode acionar o render com qualquer relação de parâmetros, até mesmo um conjunto errado. Depois basta abrir o software e editar a imagem 2d!

O Fryrender não é gratuito, mas indica uma tendência nesse tipo de software unbiased, que se mostra cada vez mais forte no mercado de artistas que trabalham com visualização de cenários e produtos, pelo nível de realismo e agora com essas opções avançadas de renderização.