A maioria das pessoas trabalha com a simulação de ambientes e cenários, com o foco direcionado para a criação de imagens durante o dia. Mas, como seria a configuração do render, para uma cena noturna? Não é muito difícil encontrar pedidos de clientes e empresas, querendo comparações sobre a iluminação noturna de edificações, especialmente em hotéis e outros edifícios, que tenham tratamento diferenciado em relação à iluminação. Hoje isso ainda é exceção, mas com o tempo pode até mesmo estar incluso no pacote de pedidos dos clientes.

Se você é usuário do 3ds Max e V-Ray, um ótimo tutorial mostrando a configuração de uma cena, para renderização a noite foi publicado por um artista chamado no CG Digest. O material não está em vídeo, portanto será necessário colocar o inglês em prática, ou então recorrer a uma tradução automática do Google.

Para acessar o tutorial de iluminação com 3ds Max e V-Ray, visite esse link.

O procedimento necessário para criar uma iluminação assim é bem simples, o autor começa selecionando uma imagem, que vai servir como plano de fundo para o render. Ele adiciona a imagem de um céu noturno, como mapa de ambiente nas configurações de render do V-Ray. Depois disso, um passo muito importante é desligar a iluminação padrão das cenas, para que o cenário fique sendo iluminado apenas pela luz tênue do mapa.

O posicionamento das luzes é o próximo passo, para isso ele usa basicamente apenas os pontos de luz do próprio V-Ray. No interior da residência são posicionadas luzes em forma de esfera, que espalham de maneira muito mais intensa a energia luminosa. Mesmo com essas luzes posicionadas, ainda é necessário simular a luz que atravessa os vidros, e cria uma iluminação fraca no exterior da casa. Isso é feito com as luzes do V-Ray do tipo plano, que são posicionadas estrategicamente nas janelas da maquete.

A técnica é exatamente reversa ao que geralmente se faz com o V-Ray para iluminar ambientes internos. Essas luzes são posicionadas nas janelas para simular a entrada da luz do sol, mas agora elas têm a sua intensidade reduzida, para simular esse tipo de iluminação mais fraca.

No final são adicionados pontos de luz, na iluminação do jardim.

O render final é muito bom, e pode ajudar os usuários do 3ds Max e V-Ray a trabalhar com esse tipo de iluminação de maneira mais fácil. O tutorial não aborda a configuração dos materiais da cena, mas na parte de iluminação ele é bem completo e direto.