A evolução das ferramentas de modelagem 3d do AutoCAD nos últimos anos é impressionante, hoje na sua versão 2009 o AutoCAD consegue suprir e oferecer muitas das ferramentas que um desenhista precisa, para passar projetos técnicos 2d para 3d. Até pouco tempo atrás, o processo de modelagem 3d no AutoCAD era penoso e exigia muito trabalho, principalmente na configuração de parâmetros e opções, para os famigerados comandos de teclado, que os artistas 3d detestam. Sempre que tenho oportunidade de ensinar modelagem 3d com o AutoCAD e softwares como Blender ou 3ds Max, a opinião dos alunos é unânime! O AutoCAD é muito complicado de modelar, mas oferece ferramentas de precisão difíceis de igualar em outra ferramenta 3d.

Na verdade, o foco das ferramentas é bem diferente e até dificulta uma comparação mais objetiva.

Antes de começar um projeto de modelagem no AutoCAD, o desenhista precisa escolher entre dois métodos de modelagem disponíveis que é o uso dos sólidos ou superfícies. Com o primeiro, são criados objetos semelhantes aos meshes dos softwares 3d, em que é possível usar até mesmo operações booleanas.

Agora, no caso das superfícies é mais complicado. Para trabalhar com superfícies você precisa dominar a criação de um tipo de linha chamada polyline, para a criação de perfis de modelagem.

Quer aprender como funcionam essas superfícies? O tutorial abaixo, que está narrado em espanhol e é de fácil entendimento, mostra como modelar um objeto semelhante a um gancho. Tudo é modelado usando superfícies.

No tutorial, podemos perceber que antes mesmo de elaborar os primeiros objetos em 3d é necessário trabalhar em vários perfis, para pode determinar o local e posição das superfícies.

As superfícies do AutoCAD são indicadas para representação de objetos mais complexos, que demandam mais detalhes e curvas. Mas, existe uma contrapartida no uso desse tipo de superfície que é a impossibilidade de mudanças, depois que a superfície está pronta.

Por isso, sempre que preciso fazer esse tipo de modelagem no CAD, mantenho as polylines em um layer desligado, para que se for necessário criar as superfícies novamente as linhas estejam já posicionadas. Para as pessoas que quiserem testar o tutorial, recomendo atenção com o parâmetro SURFTAB1 e SURFTAB2, eles controlam a suavidade da superfície. No tutorial, o autor até cria os primeiros objetos com um SURFTAB baixo, resultando em curvas facetadas.

Depois que o valor é aumentado, as curvas são criadas de maneira bem suave.