Como comprovar a qualidade de um software que se propõe a criar imagens realistas? Claro que a melhor maneira para comprovar esse tipo de coisa é comparar o material com uma fotografia real. Mas, caso você tenha pensando em tirar uma fotografia de uma edificação, para depois tentar reproduzir a iluminação e condições ambientais, você vai perceber que existem alguns desafios logísticos e técnicos com a comparação. Primeiro, conseguir as mesmas condições atmosféricas é muito complicado e a iluminação em ambientes abertos é influenciada por muito fatores, algumas vezes difíceis de identificar.

Mesmo assim, o teste ainda é possível, usando ambientes internos de estúdio com controles e pontos de iluminação bem definidos.

Um artista da Espanha, fez um teste muito interessante de renderização usando o Maxwell Render, para reproduzir um Cornell Box real. Sim, ele construiu um modelo real de Cornell Box e tirou uma fotografia para registrar a iluminação e as interações da luz no interior do objeto.

Para quem não sabe, o Cornell Box é aquele ambiente cubico com as paredes pintadas com cores primárias, para simular e estudar iluminação e render.

O estudo do artista pode ser conferido nessa mensagem publicada nos fóruns do Maxwell Render. Apesar de ser um pouco antiga, data de 2006 a mensagem pode ser usada como referência para testes semelhantes em outros renderizadores.

A imagem da esquerda representa a fotografia e a da direita tem a renderização feita no Maxwell Render. Como fica bem fácil de perceber, o nível de realismo da imagem do Maxwell é impressionante! O segredo para conseguir esse tipo de resultado no Mawell é o uso inteligente dos parâmetros semelhantes aos usados pela máquina fotográfica como ISO, abertura do obturador e outros. Uma visita ao endereço indicado vai mostrar, que o artista realmente copiou os mesmos parâmetros da foto.

O que é mais impressionante dessa imagem é o fato do software conseguir reproduzir, até mesmo os mais pequenos detalhes de Caustics e outras interações da luz no ambiente.

O que podemos concluir com esse teste? Bem, acho que é seguro dizer que essa é uma prova da eficácia dos renderizadores do tipo Unbiased na simulação de ambientes e da luz real.

Será que o Indigo conseguiria reproduzir esse mesmo tipo de ambiente, com o mesmo nível de realismo?

Apesar de ser antigo, o estudo ainda é muito interessante.