Uma das ferramentas mais poderosas para criar paisagens virtuais está com uma versão destinada ao uso doméstico e educacional, sendo distribuída gratuitamente pela web. O chamado Vue 7 Pionner é distribuído pela comunidade de usuários do Vue que é especializada em prover tutoriais e modelos 3d para uso nas cenas do Vue, essa comunidade se chama Cornucopia 3D. Antes que você vá com muita sede ao pote, é bom salientar que essa versão de aprendizado do Vue é Beta, portanto não é indicada para uso pesado, sem mencionar a eventual aparição de problemas com o uso do software.

Mas o que é o Vue? Para quem nunca ouviu falar do Vue, o vídeo abaixo mostra muito bem tudo que é possível fazer com esse software. Ele reúne alguns dos melhores trabalhos em termos de paisagens virtuais desenvolvidos com o Vue, no caso a versão profissional chamada Vue Spirit.

Para fazer o download do Vue 7 Pionner, visite esse endereço que leva diretamente ao Cornucopia 3D.

Mesmo sendo uma versão Beta, existem algumas limitações em relação ao uso do software:

  • Manipulação de arquivos: Essa versão do software não consegue abrir arquivos, sendo assim você até pode salvar os seus trabalhos, mas depois não será possível abrir os mesmos para edições futuras.
  • Tamanho do render: O tamanho da renderização esta limitada a imagens com 1920 x 1080, sendo assim o trabalho pode ser visualizado até em Full HD sem problemas. Mas, fica comprometido em termos de qualidade para impressão.
  • Imagens renderizadas: O ponto negativo em relação ao render é que aparece uma marca d'água com o logo do Vue em todas as imagens renderizadas.

Apesar de ser uma versão Beta e com todas essas pequenas limitações, o Vue ainda é muito interessante de usar e testar, pelas suas ferramentas únicas para elaboração de cenários e paisagens virtuais.

Um dos grande chamarizes para o Vue é a possibilidade de usar as opções interativas, manipulando os modelos 3d com opções de iluminação automática, e conferindo os resultados em uma pequena janela de preview.

Como gosto de testar e conhecer vários softwares 3d, já estou fazendo o download dessa versão Beta para testar. Antes já usava o Vue PLE, que tinha uma política de uso semelhante ao Pionner, mas era um pouco mais flexível em relação ao uso de arquivos.