Hoje é o último dia do ano e como de costume é hora de fazer aquela revisão do ano e refletir sobre os pontos positivos e negativos. Muita coisa aconteceu na área de computação gráfica e no mercado de trabalho, mas depois de hoje é um novo ano e aquela mesma pergunta vêem a mente; o que posso melhorar para o próximo ano? Como o assunto principal aqui é computação gráfica e artes digitais, vamos nos concentrar nas coisas que você pode fazer para tornar o próximo ano melhor ainda! Uma coisa que pouca gente faz é planejar as ações de maneira a fazer com que os próximos anos sejam bons, e não apenas 2009.

Quer uma dica? Aquela que vai fazer com que 2009, 2010 e os outros anos sejam melhores! Se você ainda não fez investimentos em educação, reserve algum tempo e dinheiro para essa área. Sempre digo isso aos meus alunos, e a resposta para as pessoas que realmente investiram nessa área é praticamente garantida no longo prazo. Como ministro aulas e acabo acompanhando a realidade dos meus alunos ao longo do tempo, percebo que as pessoas que realmente se esforçam e dedicam tempo a esse tipo de projeto, conseguem bons trabalhos e fazem progressos impressionantes no longo prazo.

Mas, e se eu já tiver todos os conhecimentos técnicos necessários? Ainda preciso fazer um curso?

Sim! A não ser que você queira trabalhar como técnico ao longo da carreira, pelo resto da vida. Quem já trabalha como técnico em alguma empresa, pode fazer essa pesquisa. As pessoas que estão em cargos de liderança e gerência de equipes, na grande maioria das vezes já fez ao menos um curso superior e preferencialmente uma pós. Qual o motivo?

Os empresários e especialistas em RH têm a crença que pessoas graduadas, apresentam melhor as qualidades necessárias para gerenciar pessoas e equipes. Por isso, mesmo que você já tenha todos os conhecimentos técnicos para atuar na sua área profissional, um curso de graduação pode ser o divisor de águas, para que você se torne gerente, supervisor, coordenador ou assuma um cargo de chefia.

Bem, essa é a minha dica para que os próximos anos sejam bons, e não apenas 2009. Acho que isso era de se esperar de um professor!

Outra coisa que você pode fazer no próximo ano, liste os desafios que você gostaria de superar. Pode ser uma coisa simples, como aprender inglês. Sempre recebo muitos e-mails e reclamações dos meus alunos, sobre a falta de textos e materiais em português sobre computação gráfica e animação. A pergunta que faço é; será que as pessoas deveriam mudar, ou é você que poderia estudar inglês?

Eu mesmo vou preparar uma disciplina nova, como já havia comentado aqui no blog. Até tenho muitos links e materiais sobre o assunto, mas preparar aulas para ensinar tudo do zero dá muito trabalho. Esse será o meu desafio para o começo do ano, mesmo sendo difícil e trabalhoso, estou muito empolgado com a possibilidade de vencer o desafio.

Esse tipo de desafio é que engrandece um profissional e desenvolve novas competências e nos mantém motivados.

Para finalizar esse artigo, o que você acha de começar o ano com um calendário gratuito de 2009, com temas e imagens relacionadas a computação gráfica? O CG Arena divulgou um pacote com imagens muito bem produzidas, em formato de calendário.

As imagens são muito bonitas e servem para colocar o seu desktop no clima de ano novo, além de oferecer uma ótima imagem para cada mês do ano. As opções de resolução são bem generosas também, fazendo com que as imagens sejam exibidas com resolução máxima na maioria dos monitores.

Com esse artigo, encerro as atividades do blog esse ano e desejo a todos os leitores e amigos um feliz 2009!