O trabalho de design envolvido em um projeto que use softwares de CAD, como AutoCAD, na maioria das vezes demanda a utilização de múltiplos arquivos e peças, dependendo da complexidade do projeto essa quantidade pode facilmente passar de cem unidades. Imagine um projeto de edificações, com todos os objetos que precisam ser detalhados e projetos com representações em vistas ortogonais e secções, a quantidade de ilustrações técnicas é muito grande. Quem trabalha com softwares de CAD sabe que isso muitas vezes é um problema, que pode ser contornado em projetos menores com a organização das ilustrações em um único arquivo.

Para navegar no projeto o desenhista usa basicamente o PAN dos softwares de CAD para visualizar detalhes e tirar dúvidas.

Mas, organizar as ilustrações em um arquivo único não é a melhor opção para projetos grandes, até por motivos de segurança. Já imaginou se o arquivo é corrompido? No AutoCAD 2009 existe uma excelente ferramenta chamada de Quick Views, que basicamente permitem que o desenhista tenha controle e navegue por múltiplos arquivos DWG de maneira rápida.

O tutorial abaixo mostra bem o funcionamento da ferramenta:

Como você pode perceber, o desenhista tem a sua disposição uma maneira muito rápida para trocar de arquivos e eventualmente copiar elementos entre arquivos DWG. A melhor parte da ferramenta é a pré-visualização dos arquivos para que seja possível ter uma idéia do conteúdo dos projetos. Boa parte de tempo gasto nesse tipo de tarefa é na consulta a outras pranchas. Isso é necessário, pois os desenhos e ilustrações técnicas estão diretamente relacionados, e precisam corresponder em escala e conteúdo.

Um artista 3d precisa conhecer AutoCAD?

Ainda acredito que esse é um diferencial para quem quiser trabalhar principalmente com visualização de projetos arquitetônicos, pois a maioria dos escritórios de arquitetura e engenharia, ainda utilizam o AutoCAD como ponto de partida para desenvolver projetos de visualização.

Dessa maneira, em algum momento você pode ser solicitado a manipular de alguma maneira um arquivo DWG usando o AutoCAD, por isso é sempre interessante ao menos adquirir um conhecimento elementar de como ele funciona.

Agora você já conhece o Quick View do AutoCAD 2009!