O melhor tipo de ambiente para começar a criar uma animação ou até mesmo imagens estáticas é o espaço, pois em termos de iluminação e composição em computação gráfica, não há difusão de luz pela ausência de atmosfera. Por isso, muita gente gosta de modelar e criar veículos e até mesmo planetas, para colocar em espaços virtuais apenas com uma fonte de luz forte. A maioria dos softwares 3d consegue criar esse tipo de ambiente facilmente, mas e se você tiver apenas uma ferramenta como o After Effects para a tarefa? Ele conseguiria criar um ambientes espacial?

Claro que sim! O After Effects é o que chamamos de software 2.5 D em que os objetos no espaço 2d são deformados e ajustados, de maneira a simular muito bem rotações e movimentos em 3d. Tudo isso sem incorporar um ambiente real com três dimensões. O processo de criação para um ambiente espacial no After Effects é relativamente simples, sendo totalmente explicado e detalhado no tutorial abaixo.

O tutorial é muito útil para artistas interessados em incorporar ambientes ou planetas em seus vídeos. O segredo de tudo é conseguir uma boa textura do planeta desejado, para conseguir simular uma esfera em rotação. Nesse exemplo o autor cria a simulação do planeta Terra, com o uso de um mapa usado para texturas do planeta e um filtro do After Effects na parte de perspectivas, que transforma uma imagem 2d em uma esfera.

O mais interessante desse tipo de filtro é que seus parâmetros são animáveis, o que permite aoi artista simular a rotação do planeta.

Mas, o toque final do tutorial e que acaba resultando em um efeito bem interessante é o uso de uma imagem para simular as nuvens do planeta. No tutorial o autor se atrapalha um pouco nesse efeito, mas depois de certo tempo ele lembra o procedimento. No Overflow do efeito Fractal Noise é necessário escolher a opção Wrap back para que seja possível visualizar a superfície do planeta. Para saber mais sobre esses efeitos, recomendo uma visita à documentação oficial do After Effects, disponível de maneira gratuita no web site da Adobe (apenas em inglês).

Esse tutorial é indicado para todas as pessoas interessadas em aprender After Effects, e mostra para os artistas 3d que muitas vezes não é necessário um software 3d complexo e geralmente caro, para criar um efeito tão simples.