O Ambient Occlusion é muitas vezes esquecido pela maioria dos artistas 3d, pois a sua utilidade fica um pouco ofuscada com tantas opções de renderização dedicadas à iluminação global como Mental Ray, V-Ray e outros. Caso você nunca tenha usado essa opção de render, a técnica por trás do Ambient Occlusion é bem simples e se baseia no seguinte; quando dois objetos se aproximam um do outro, as áreas em que eles estão próximas geram interferência na iluminação diminuindo a sua intensidade. O resultado disso é o que chamamos de sombras de contato. Esse efeito pode ser observado na maioria dos renderizadores que usam iluminação global, basta olhar para os locais em que os objetos fazem contato com superfícies, e as sombras de contato estão lá.

Se você quiser aprender o funcionamento e configuração, ao menos uma das opções de configuração, do Ambient Occlusion para o Maya 2009 Unlimited, um tutorial em vídeo que dá seqüência a um exercício de modelagem que criou uma arma, ensina a usar o Ambient Occlusion.

Essa é apenas uma das técnicas disponíveis para gerar o Ambient Occlusion com o Maya.

O tutorial pode ser assistido em HD usando o link disponível no início do artigo.

O autor do vídeo mostra como é possível usar o Ambient Occlusion para atribuir mais realismo para o modelo 3d da arma. Ele cria o material especial para usar no modelo 3d com a ajuda dos nós de materiais no Maya.

Mesmo sendo simples, o tutorial pode ajudar os artistas interessados em aprender Maya.

Uma coisa que o autor do vídeo não comenta, mas que pode literalmente salvar um projeto grande é que o Ambient Occlusion é melhor usado junto com layer de renderização. A técnica é simples, mas muito eficiente para gerenciar alterações na iluminação da cena. O artista deve gerar um render com a iluminação básica, que funciona como se fosse um render simples sem sombras. Depois em outra camada, deve ser configurado apenas o Ambient Occlusion com os materiais básicos.

Isso resulta em duas imagens:

  1. Render sem sombras e materiais com cores (semelhante a um render scanline padrão)
  2. Render com sombras e sem materiais (apenas cores sólidas, geralmente cinza)

Com essas duas imagens, basta usar um software de composição como o After Effects ou Photoshop, para unir as duas imagens e conseguir o resultado final, com qualidade semelhante aos melhores renders usando iluminação global.

O melhor é que se forem feitas modificações na iluminação, os render separados são gerados de maneira muito mais rápida. Assim é possível economizar muito tempo com o computador ocioso renderizando.