Com o mercado de softwares sobre computação gráfica cada vez mais polarizado, entre a Autodesk e o “resto”, é cada vez mais importante conseguir uma base sólida e fiel de usuários, para sobreviver. Uma das maneiras de conseguir usuários é manter um bom programa de treinamentos e tutoriais, para sempre oferecer mais que apenas suporte por documentação na internet. Entre essas empresas a Maxon que é a responsável pelo Cinema 4D, é uma das mais atuantes nesse segmento. A empresa organizou um web site chamado Cinevertity, que oferece treinamentos e tutoriais em vídeo para artistas interessados em aprender Cinema 4D, ou simplesmente se manter atualizado em relação as mais novas tecnologias de computação gráfica 3D.

tutoriais-cinema-4d

O funcionamento do Cineversity é semelhante ao que acontece com o Autodesk Area, em que vários artistas convidados da Maxon podem publicar tutoriais em vídeo sobre o uso do Cinema 4D e suas ferramentas.

Existem duas maneiras de usar o sistema, que é fazer uma conta gratuita para ter acesso a uma boa parte dos tutoriais em vídeo, e também existe uma área restrita que só pode ser acessada mediante assinatura. Pelo que pude apurar em fóruns e falando com outros usuários, os tutoriais para os assinantes são melhores que o material gratuito, mas isso não tira o mérito e a qualidade do material.

Esses são alguns dos tópicos abordados em tutoriais, tanto gratuitos como pagos:

  • Animação de personagens
  • Modelagem 3d para arquitetura
  • Tutoriais básicos sobre 3d e computação gráfica
  • Características da iluminação em ambientes 3d

Mesmo sendo voltado para uso do Cinema 4D, recomendo uma visita ao web site, pois alguns dos tutoriais disponíveis lá tem aplicação direta em outras ferramentas 3d, como as que abordam conceitos básicos de animação 3d e configuração de personagens.

Caso você não conheça o Cinema 4D, mas gostaria de conferir alguns dos trabalhos realizados com ele em 2008, a Maxon já publicou no seu web site o Demo Reel do Cinema 4D para 2008, o arquivo apresenta alguns trabalhos fantásticos e serve como referência para mostrar o poder do software. O arquivo está no formato MOV e tem aproximadamente 80 MB.