Uma das melhores coisas que podem acontecer com um mercado de computação gráfica aquecido é a competição acirrada entre diversas empresas, para conseguir angariar cada vez mais artistas 3d para a sua plataforma tecnológica. A sensação hoje é que todas as empresas estão correndo contra a Autodesk, para evitar um possível monopólio no futuro. A empresa responsável pelo LightWave 3D, pode estar preparando para os próximos dias o anuncio do lançamento do LightWave 3D 10, com algumas mudanças significativas na sua política de licenciamento. Até agora nada foi confirmado, mas a comunidade de usuários e artistas 3d está muito intrigada com um e-mail, enviado para todas as pessoas registradas no web site da Newtek, que leva para uma página com um contador regressivo, e o nome Newtek Core aparece na mensagem.

O e-mail e a página não explicam absolutamente nada do que está acontecendo ou que produto será lançado, mas uma coisa está chamando muito a atenção dos artistas. A mensagem em texto na página do contador, está escrita em código. O texto escrito de trás para frente foi criado usando uma linguagem semelhante a que vemos nos filmes do Star Wars. O que ao mesmo tempo marca uma estratégia para chamar a atenção, e fazer as pessoas investigarem o acontecido. Se a Newtek queria chamar a atenção, eles conseguiram.

New Beginning

Para as pessoas que não receberam o e-mail, sugiro visitar essa mensagem nos fóruns da Newtek, em que os usuários do LightWave discutem o assunto.

Nos últimos dias o LightWave recebeu uma grande atualização para a versão 9.6, por isso o mais provável é que seja lançado um programa de testes para versões beta do software.

Pelo que pude perceber nas mensagens e diversas opiniões nos fóruns de usuários, tanto da Newtek como em outras comunidades, essa proxima versão do LightWave deve ser lançada com versões PLE, e modelos de licença mais baratos para artistas freelancers e pequenas empresas. Mas, tudo isso é especulação.

Com as empresas e artistas 3d cortando investimentos, devido a recente crise econômica, as empresas e desenvolvedores de softwares 3d precisam rever as políticas de licença, para facilitar o acesso às suas tecnologias. Pelo menos uma coisa eles já conseguiram, despertar o interesse dos mais variados artistas 3d para o seu próximo lançamento.