A escolha da ferramenta usada para desenvolver um projeto pode ser determinante para a entrega do material em tempo hábil, e também como forma de evitar erros e problemas de projeto que muitas vezes podem passar despercebidos. A tecnologia BIM (Building Information Modeling) trouxe vários benefícios para o processo de criação e desenvolvimento de projetos. Mas, essa tecnologia só é útil quando o projeto está bem definido e precisa apenas ser finalizado, para prosseguir até a fase do projeto executivo. Sempre que encontro alguém interessado em trabalhar com projetos arquitetônicos, na maioria das vezes as dúvidas sobre softwares giram em torno da escolha do AutoCAD como principal opção para esse tipo de projeto.

O AutoCAD até aproximadamente 5 anos atrás era sim a principal opção, mas isso hoje já está bem diferente. O que acontece hoje é um verdadeiro ecossistema de softwares e ferramentas que ajudam nas mais diferentes fases de projeto. Por exemplo, conheço alguns escritórios que trabalham com ferramentas da Autodesk como o AutoCAD e Revit, mas sempre iniciam seus projetos com estudos de volumetria no SketchUp, por ser mais rápido e funcionar sem restrições em todos os computadores do escritório. Para fazer isso com o AutoCAD ou Revit, seriam necessárias múltiplas licenças, o que inviabilizaria esse processo.

O SketchUp tem o objetivo de criar a volumetria e o AutoCAD cria os desenhos técnicos. Com o uso do Revit, ArchiCAD ou VectorWorks é possível acelerar esse processo, pois todos usam a tecnologia BIM.

Veja o vídeo abaixo que demonstra como é rápido criar um projeto e todos os seus desenhos técnicos, usando o Revit:

Com o uso da tecnologia BIM, o processo de criação de um projeto é integrado e rápido. Todos os elementos necessários para a documentação de um projeto são criados com base em elementos 3d paramétricos. Portanto, o software sabe que uma parede representada no projeto é uma parede mesmo, e não um sólido 3d com volume. Essa parede pode ter atributos como revestimento, previsão de acabamento e muito mais.

Esses exemplos foram feito com o Revit, mas poderia muito bem ser realizado também com o ArchiCAD ou VectorWorks, pois eles funcionam nos mesmos princípios.

Agora que você sabe um pouco mais sobre essa tecnologia e os softwares de CAD usados para documentar projetos, espero que fique mais fácil escolher a opção apropriada para cada fase. O AutoCAD é bom, mas ele não tem seu foco direcionado para nenhuma área em especial.