Quando uma ferramenta 3d apresenta uma plataforma de desenvolvimento de extensões e scripts, os usuários e estúdios de animação podem desenvolver suas próprias ferramentas e scripts para acelerar seus projetos. Em alguns casos, os artistas e estúdios desenvolvem scripts e ferramentas tão úteis que o mesmo pode ser aproveitado por outras pessoas, para fazer algumas tarefas até então impossíveis. Veja o exemplo desse script para o 3ds Max, que consegue converter arquivos PSD em materiais já organizados para o 3ds Max. Segundo o autor do script, a idéia surgiu para otimizar o processo de criação dos materiais, que na grande maioria das vezes eram criados no Photoshop.

A ferramenta funciona da seguinte forma; primeiro você cria o mapeamento do material no Photoshop, organizando tudo em camadas. Cada camada pode ter um mapa em especial associado, como as imagens específicas para o Bump, Displacement, Specular, Opacity e outros. Com tudo organizado, você pode converter o arquivo PSD diretamente para MAT, que é o formato das bibliotecas de materiais do 3ds Max.

script-3ds-max-photoshop

O melhor de tudo é que o script também consegue organizar os materiais padrão do 3ds Max (scanline), como também os materiais já preparados para V-Ray, Brazil R/S e Mental Ray. Com isso o trabalho de ajuste e criação de bibliotecas de materiais fica muito mais rápido e eficiente.

O script para convertes arquivos PSD em materiais do 3ds Max, pode ser copiado aqui. Nesse mesmo endereço é possível encontrar a documentação completa do script, assim como links para tutoriais e demonstrações em vídeo do seu funcionamento. Antes de usar o mesmo, recomendo que você faça uma rápida consulta da documentação, pois existem alguns procedimentos necessários para fazer a instalação do mesmo.

Esse script me chamou à atenção depois que li uma mensagem em um fórum, sobre um usuário precisando de dicas para texturizar um grande projeto. Se você quiser fazer o download do mesmo para usar em algum projeto, recomendo que faça algum teste antes para comprovar a sua eficácia e utilidade.

Bem que uma ferramenta como essas podia ser lançada para outros sistemas, para transformar arquivos de imagem com várias camadas em bibliotecas de materiais. Seriam muitos cliques de mouse economizados.