A criação de portfólios e documentos impressos é tão importante quanto o conhecimento sobre animação e vídeo digital. Ainda é fácil encontrar pessoas que preferem manipular um documento bem diagramado, impresso em papel de qualidade e que pode ser consultado sem o auxílio de computadores. Nesse caso, a opção em software mais usada aqui no nosso mercado é o Adobe InDesign que por muito tempo usei para diagramar material didático. Por um bom tempo também ministrei aulas de InDesign, o que me fez perceber que profissionais de computação gráfica acabam dando menos importância a esse tipo de software, muito pelo desconhecimento do que ele realmente pode fazer.

Nas minhas aulas, geralmente as aulas de InDesign começavam com a pergunta; qual a diferença entre o InDesign e o Illustrator? A maioria dos alunos não sabia, e achava que os dois softwares realizavam a mesma tarefa. Caso você também não conheça o InDesign, pode ter uma ótima idéia das suas funções com o vídeo abaixo.

O vídeo faz parte da introdução ao InDesign, no web site de treinamentos e cursos online Lynda.com. Os cursos deles são pagos, mas nesse caso o canal que é mantido por eles no Youtube, publica alguns dos vídeos disponíveis apenas para seus alunos registrados. No tutorial não é abordado nenhuma ferramenta em profundidade, mas mesmo assim o autor do vídeo faz uma ótima introdução ao InDesign com a diagramação de um documento simples.

No final do vídeo é criado um documento relativamente simples, mas que faz uso das principais ferramentas do InDesign para preenchimento de cores, posicionamento de imagens, alinhamento e distribuição de objetos.

Apesar de não apresentar esse tipo de detalhamento, o vídeo mostra de maneira rápida o processo de design de um documento no InDesign de maneira clara e simplificada. Algumas ferramentas mais avançadas ficam de fora, como o gerenciamento de páginas e criação de documentos longos como livros, mas ainda assim o vídeo é bem interessante.

Mas, afinal qual a função do InDesign? Como você pode perceber no vídeo, o InDesign é uma ferramenta destinada à diagramação de documentos baseados em texto. Ele consegue elaborar layouts para impressão e Web, como revistas e até mesmo livros. Muito do que você lê hoje em termos de revistas e periódicos é produzido no InDesign ou no QuarkXpress.

A melhor opção de código aberto e gratuita ao InDesign se chama Scribus, e pode na maioria das situações substituir o software da Adobe muito bem.