Um dos melhores recursos para artistas 3d e desenhistas envolvidos com a prestação de serviços relacionados com computação gráfica são as bibliotecas de blocos. O uso desses blocos é bem difundido entre usuários de softwares de CAD como o AutoCAD, ou artistas 3d envolvidos com softwares como Blender 3D, 3ds Max, Maya e outros. Para conseguir uma boa biblioteca de modelos 3d ou ilustrações 2d, os artistas e desenhistas tem apenas três opções que são a criação própria desses blocos, compra de um DVD ou CD com esses blocos ou então encontrar locais na internet em que esse material esteja disponível para download.

Como esse tipo de material não é facilmente encontrado, sempre que esbarro com blocos para download gratuito, copio tudo e incorporo aos meus recursos gratuitos. Nessa semana localizei mais uma excelente fonte de blocos gratuitos, com material direcionado para projetos de escritórios e ambientes públicos. Os arquivos foram publicados no web site de uma empresa chamada Kinnarps, que é especializada em projetos arquitetônicos.

blocos_3d_blender3d-autocad

Para fazer o download dos blocos 2d e 3d para CAD e render, visite esse endereço.

Os blocos estão divididos em quatro categorias que correspondem bem ao seu uso final, que são:

  • AutoCAD 2D
  • AutoCAD 3D
  • ArchiCAD
  • 3d Studio (3ds)

Como a maioria dos softwares 3d consegue importar arquivos no formato 3DS, os blocos acabam servido também para projetos de visualização que envolvam softwares como Blender 3D, LightWave e outros não relacionados diretamente com o 3ds Max.

O número total de blocos disponíveis no pacote é impressionante, passando dos 800 arquivos. Sim, você não leu errado, são aproximadamente oitocentos blocos para uso em projetos de ambientação 3d. Esse exemplo abaixo é uma renderização feita com o Blender 3D e YafaRay, mostrando alguns dos blocos disponíveis no pacote.

blocos_3d_blender3d_render2

Uma coisa que deve ser levada em consideração quando você escolhe blocos 2d ou 3d para seus projetos, é a uniformidade em relação ao detalhamento e qualidade dos blocos. O uso de blocos e modelos 3d oriundos de várias fontes, pode acarretar em um grave problema nas imagens finais, que é a diferença de detalhamento entre os objetos na cena.

Por exemplo, ao escolher blocos de uma determinada fonte com grande quantidade de detalhes nos objetos, e depois adicionar mais modelos 3d com pouquíssimos detalhes, a composição da cena ficará estranha. Se isso acontecer, será necessário trabalhar na criação desses detalhes no objetos. Por isso, sempre é interessante verificar previamente o nível de detalhes nos modelos 3d, para compor uma cena com blocos oriundos de várias fontes.