A Autodesk publicou por meio de um dos blogs no seu web site Area, uma prévia do que será o 3ds Max design 2010, para começar o processo de divulgação do software que ainda está em desenvolvimento. Uma das coisas que chama a atenção nas imagens é a incorporação da interface no estilo ribbon, assim como aconteceu com o AutoCAD 2009. Esse tipo de interface já foi usada parcialmente em outras versões do 3ds Max, mas agora deve ser parte da padronização dos seus softwares de modelagem e ilustração.

Quais são as novidades do 3ds Max 2010?

Pouca coisa foi divulgada no artigo, mas algumas coisas já saltam aos olhos principalmente no que se refere a análise gráfica de iluminação. Ao que parece a ferramenta deve incorporar a tecnologia adquirida com o Ecotect, para análise de iluminação em projetos arquitetônicos. Ao visitar o link indicado no início do artigo, podemos encontrar um vídeo que mostra bem o processo de análise ainda em fase beta. Isso vai fazer com que o 3ds Max ganhe a capacidade de fazer análise da eficiência na iluminação, além de incorporar as já excelentes opções para simular luz com o Mental Ray.

3ds-max-design-2010-lights

Esses são alguns dos outros destaques apontados no artigo, que devem ser lançados no 3ds Max design 2010:

  • Nova interface para gerenciar a controlar materiais
  • Novas opções para modelagem conceitual e análise de volumetria
  • Ferramentas de análise para encontrar problemas na topologia dos modelos 3d, antes de partir para a fase de render
  • Mais integração com o Revit Architecture, para trabalhar com modelos 3d usando a tecnologia BIM

Um dos pontos altos do preview apresentado no web site é sem sombra de dúvida, a incrível capacidade de aproveitar o poder das GPUs para apresentar pré-visulizações realistas direto na Viewport do 3ds Max. Como forma de demostrar as novas capacidades do 3ds Max, um vídeo mostrando uma animação foi renderizado usando recursos avançados de iluminação e o mesmo vídeo, com o modelo sendo apresentado na Viewport aparece com uma qualidade de iluminação muito semelhante ao render. Quando na verdade é a GPU simulando o ambiente com sombras e tudo mais, direto na Viewport.

Para os usuários do 3ds Max, e aqueles que gostam de conferir as novidades dos softwares relacionados à computação gráfica, o artigo é uma excelente prévia do que está por vir. Se você quiser aproveitar os recursos da GPU, trate de fazer um upgrade para uma placa de vídeo com recursos avançados de visualização.