Os softwares 3d podem variar as opções disponíveis párea ajustar uma cena virtual em vários aspectos, desde as opções de câmera até mesmo ajustes para contrapor o que é usado no mundo real como o virtual. Alguns desses conceitos, como a temperatura das fontes de luz, são difíceis de explicar e também dominar. Posso dizer isso, pois nas minhas aulas sobre renderização o assunto era tema de controvérsia, por parecer um paradoxo em relação ao que conhecemos sobre temperaturas e cor das luzes, ao menos o senso comum.

Afinal, como funciona a seleção das cores das luzes?

O conceito funciona com base nos experimentos de William Kelvin, o mesmo que dá o nome a escala de temperatura com seu nome. Ele fez um experimento, esquentando um bloco de carbono até temperaturas altíssimas, e percebeu que a cor do carbono variava do vermelho até o azul. Sendo que o vermelho era a cor mais fria e o azul aparecia com temperaturas altas. Entendeu o paradoxo? Pelo que conhecemos no senso comum, o vermelho é mais quente que o azul.

No que diz respeito às temperaturas das cores, a verdade é exatamente oposta. Esse tipo de parâmetro pode ser configurado na renderização e principalmente em câmeras e fontes de luz. Um dos softwares que permite esse tipo de ajuste é o Mental Ray, para o qual descobri essa semana um excelente tutorial que mostra o resultado para diferentes ajustes no Mental Ray usando o Maya.

tutorial-maya-mental-ray-cores

O tutorial é baseado em imagem, inclusive com uma versão em PDF para download em alta resolução. O importante mesmo é que o tutorial em si, nos mostra o quanto é importante conhecer esse tipo de aspecto da iluminação, para poder trabalhar com valores reais na iluminação e não “chutes”.

Existe até uma tabela apresentada no tutorial, que mostra os valores aproximados para as cores da luz em diferentes ocasiões, como na iluminação em ambientes abertos e com a fonte de luz sendo o sol. Esses são alguns dos valores apresentados no tutorial:

  • Luz do sol em dia claro: entre 5500 a 6500 Kelvins
  • Céu parcialmente nublado: entre 8000 e 10000 Kelvins

A tabela foi retirada do ótimo livro Digital Light and Rendering, que possuo e recomendo a todos que queiram aprender mais sobre o assunto. No livro é possível encontrar várias tabelas com valores convertidos das cores médias nas luzes para o RGB.

Repare que esse tipo de parâmetro não representa a intensidade, mas sim a cor da luz. A escolha da cor da fonte de luz usada pode ser determinante para a sensação de realismo de uma cena.

É uma pena que nem todos os softwares 3d e renderizadores permitam fazer ajustes na iluminação, com base em valores de temperatura usando Kelvin. No caso do Mental Ray isso é possível, e caso você tenha a opção de renderizar usando o software no Maya ou 3ds Max, recomendo que a escolha das cores para a sua iluminação, seja baseada na escala Kelvin e não mais no RGB.