O conhecimento relacionado a filmagem e truques de câmera usados para produzir animação 2d tradicional pode ser de grande valia em projetos que usam softwares mais sofisticados, como o Adobe After Effects. Um desses artifícios ou efeitos é o parallax, que deveria ser conhecido por todos que trabalham com animação, seja ela 2D ou 3D. O parallax é aquele efeito ótico que faz com que objetos que estejam se movendo em planos com distâncias diferentes da câmera, tenham velocidades distintas. Por exemplo, objetos que estão se movendo em distâncias maiores se movem de maneira mais lenta e objetos próximos apresentam mais velocidade. Se você não entende bem a essência do efeito, da próxima vez que estiver andando de carro, observe em uma paisagem aberta que os objetos que estão próximos do horizonte se movem de maneira mais lenta, e quanto mais próximos de você, mais rápido é o movimento.

Recomendo que essa observação seja feita no carro, quando você for o passageiro. Prestar atenção no efeito parallax no momento em que você está dirigindo pode ser prejudicial a sua saúde!

Agora voltando a falar sério! Para demonstrar o quanto esse efeito pode ser útil para artistas que conheçam a manipulação de imagens e animação, um ótimo tutorial sobre parallax com After Effects mostra como é possível transformar uma fotografia 2d, em uma animação com movimentos de câmera realista, apenas usando o efeito parallax como base. O tutorial sobre parallax e After Effects pode ser encontrado aqui, totalmente em texto para quem gosta de imprimir ou salvar os tutoriais.

tutorial-after-effects-parallax

O procedimento para transformar a fotografia em animação é relativamente simples, sendo que a maior parte do trabalho é feita na separação da fotografia em várias camadas. Como o efeito é fundamentado no movimento diferente, que acontece a distâncias variadas da câmera, essa separação é fundamental. Nesse caso o autor do tutorial usou o Photoshop para separar a fotografia em vários layers e depois importar os arquivos PSD para a composição do After Effects.

Um dos segredos para conseguir o efeito de uma câmera que se movimenta na cena, com o efeito do parallax é o ajuste da escala das diversas camadas nos objetos. O autor explica no tutorial o posicionamento e ajustes necessários nas camadas, para conseguir um melhor efeito na animação. O uso de outras técnicas visuais é interessante também para maximizar o efeito, como a adição de DOF (Depth of Field) e também Vignette, que é a perda do foco nas bordas da câmera.

Para quem usa o After Effects ou gostaria de conhecer mais sobre essa técnica, que não é tão difícil assim e pode ajudar muito em projetos que manipulem fotografias, o tutorial é mais que recomendado.