A modelagem 3d sempre foi um assunto controverso no AutoCAD, mas que recebeu uma grande melhoria e flexibilidade no AutoCAD 2010. Na maioria dos softwares 3d a modelagem é fundamentada na manipulação de um tipo de objeto chamado Mesh. Até pouco tempo atrás o AutoCAD só tinha dois tipos disponíveis que eram os sólidos e as superfícies. Qual o motivo que faz com que esses sistemas de modelagem sejam complicados?

No caso das superfícies, o sistema funcionava de maneira semelhante ao NURBS. A técnica é baseada na construção de curvas, que podem ser convertidas de várias maneiras em superfícies 3D. Como a manipulação dessas curvas sempre foi um tanto complicada, pois a edição de curvas no AutoCAD nunca foi algo prático. Já os sólidos eram mais amigáveis e aceitava a maioria dos comandos de edição do AutoCAD, como operações booleanas e comandos de transformações. A grande maioria dos artistas 3D que usavam o AutoCAD para modelagem usava sólidos.

Mas, isso deve mudar já que no AutoCAD 2010 é possível usar o sistema de modelagem baseado em Meshs, que é o mesmo usado por softwares como 3ds Max, Blender 3D e outros. Para ter uma idéia de como esse tipo de sistema pode facilitar e expandir as possibilidades de criação em 3d no AutoCAD, os dois vídeos abaixo foram produzidos pela própria Autodesk e mostram as melhorias no sistema de modelagem.

O primeiro é uma demonstração do que é possível fazer com o novo sistema, incluindo ai novas opções para até mesmo fazer bevel nas arestas dos modelos 3d no AutoCAD, coisa que até pouco tempo atrás seria impensada. No segundo vídeo podemos conferir algumas novas opções de manipulação, para os sistemas baseados em sólidos e superfícies.

Uma das vantagens do novo sistema é a possibilidade de exportar a geometria em 3d, com o mínimo de erros para outros softwares, pois não seria mais necessário converter a geometria de sólido para mesh, o que inevitavelmente resultava em erros e pequenos problemas de topologia.

Como o AutoCAD é um dos softwares 3d mais usados em empresas e escritórios que lidam com projetos, é importante ter algumas noções sobre o seu funcionamento, pois eventualmente um artista 3d especializado em visualização pode ser requisitado a manipular, mesmo que rapidamente o AutoCAD.

Aprender um pouco mais nunca é demais!