Quando o assunto é renderização com softwares como o V-Ray ou Mental Ray, a maioria dos artistas é unânime em afirmar que o seu principal objetivo é conseguir o máximo de realismo em uma cena. Esse é o objetivo da maioria, mas nem sempre essa é uma tarefa fácil ou que se adapta da melhor maneira possível a todos os projetos. Com a facilidade e acesso as ferramentas de iluminação global, o uso de ferramentas para gerar imagens do tipo NPR, ou Photo Realistic Render Non-Photorealistic Rendering é cada vez mais escasso. Mas, ainda assim muitas pessoas preferem trabalhar com imagens conceituais e estudos baseados em renders do tipo NPR para desenvolver a volumetria de projetos.

Para gerar esse tipo de imagem em softwares como o V-Ray existem várias técnicas, mas a mais eficaz consiste no uso de uma ferramenta que simula linhas nas bordas dos modelos 3d, para atribuir uma aparência conhecida como Toon aos objetos. O 3ds Max tem um shader próprio para isso chamado de Ink n`Paint, mas que resulta em imagens com tempo de render elevado e com compatibilidade limitada, quando a cena é renderizada com softwares como o V-Ray. No vídeo abaixo, podemos conferir uma maneira rápida e simples de configurar um material do tipo toon no V-Ray, para gerar imagens NPR no 3ds Max.

O autor do turorial usa para o efeito NPR um tipo especial de material do V-Ray chamado de VRayDirt. Esse material pode atribuir a aparência de superfícies com leve índice de sujeira, que pode ser configurada para aparentar também uma célula de animação. Os requisitos para que uma imagem tenha esse tipo de atributo são:

  • Superfícies pintadas com cores sólidas ou gradientes simples
  • Iluminação gerando sombras bem definidas
  • Linhas de contorno dos objetos com cor preta e bem definida

Se você tem o V-Ray e quiser seguir as configurações necessárias para reproduzir o material, basta usar os mesmos parâmetros indicados no vídeo.

Depois que o material estiver criado, o autor ainda faz alguns ajustes na área Global Switchers nas propriedades de renderização do V-Ray, para marcar como ativo o Override mtl, adicionando o material configurado previamente no slot disponível ao lado dessa opção. O render final é gerado com a clara impressão de uma imagem gerada para células de animação, e o melhor de tudo é o tempo de render, extremamente curto e rápido.

Sempre que você precisar usar imagens renderizadas para avaliar a volumetria ou mostrar o progresso no desenvolvimento de um projeto, as imagens do tipo NPR ainda são uma ótima opção, principalmente para artistas e estúdios com pouca disponibilidade de hardware para renderizações longas e baseadas em iluminação global.