Para qualquer artistas 3d o próximo passo necessário para ter domínio completo sobre os ambientes 3d, é partir para a programação e personalização de ambientes e ferramentas. Mesmo que você não seja artistas 3d, mas tem interesse em desenvolver projetos na área gráfica ou mesmo começar um trabalho de pesquisa, o caminho inevitável será o uso de algumas das áreas da ciência ligada a visualização 3D. O estudo do OpenGL é um desses caminhos, que sei muito bem pela quantidade de pedidos pelo formulário de contato, ser um tipo de conhecimento muito desejado em cursos como sistemas de informação ou ciências da computação.O foco da pesquisa científica nesse tipo de curso é direcionado para a parte técnica dos softwares e sua integração com o hardware do computador, nesse caso as placas de vídeos e suas GPUs.

Caso você se enquadre nessa categoria, entre as pessoas que gostariam de aprender um pouco mais sobre o OpenGL para a faculdade, ou mesmo é um artista 3d que tem curiosidade em conhecer a fundo a comunicação com o hardware na parte de vídeo, existem alguns tutoriais muito bons para iniciantes. Na semana passada estava fazendo algumas pesquisas sobre programação para jogos, mais especificamente alguns algoritmos para controlar trajetórias e me deparei com uma excelente lista de tutoriais em vídeo sobre OpenGL.

tutoriais-opengl

Os tutoriais estão divididos em cinco partes, que abordam desde a parte básica mesmo com a configuração do ambiente de desenvolvimento no Windows, Linux e Mac Os X.

Esses são os títulos de cada parte:

  1. Formas básicas: A primeira parte do tutorial mostra como é possível criar primitivas 3d, adicionar luz e sombra, materiais e texturas.
  2. Tópicos em programação 3D: Com a modelagem 3d assimilada, a segunda parte aborda animação, colisão e outros tópicos interessantes para criação de jogos.
  3. Efeitos especiais: Aqui temos uma explicação sobre sistemas de partículas, transparência e outros assuntos relacionados a efeitos.
  4. Otimizando a forma e aparência: A penúltima parte fala sobre o processo de otimização dos aplicativos com o uso de mapas para relevos, materiais e visualização de objetos.
  5. Aplicação 3d interativa: Para finalizar a seqüência, um pequeno tutorial sobre a produção de um jogo.

Se você já teve curiosidade em saber um pouco mais sobre OpenGL, pelo menos a parte programada dele, os tutoriais são um ótimo ponto de partida, para estudos mais avançados. Todo o material está disponível em texto e vídeo.