O sistema de iluminação baseado em luz do sol do 3ds Max é bem interessante, principalmente por permitir a localização geográfica, em que o artista pode selecionar a longitude e latitude de um modelo 3d, parra que a iluminação seja reproduzida da melhor maneira possível. Esse tipo de ferramenta seria perfeita caso não tivesse um pequeno problema, a incompatibilidade com outros softwares de renderização externa. Por exemplo, como fazer para usar o sistema quando o renderizador for o V-Ray? Ou o Final Render? Claro que não é impossível fazer uso do sistema com esses renderizadores, mas para conseguir realizar a tarefa, é necessário um pequeno truque envolvendo ferramentas de animação.

O tutorial abaixo mostra bem o procedimento necessário para usar a localização geográfica no V-Ray, integrando o sistema de daylight do V-Ray com o do 3ds Max.

Para conseguir o efeito o autor do tutorial faz o seguinte:

  • Adiciona um sistema de iluminação do tipo daylight padrão do 3ds Max
  • Como o sistema devidamente posicionado, ele adiciona também uma Physical Camera do V-Ray para o ajuste do enquadramento
  • Depois uma luz do tipo V-Ray Sun
  • Para que o sol do tipo V-Ray Sun siga os movimentos da luz padrão do 3ds Max, o artista adiciona um constraint do tipo Position Constraint. É simples, mas funciona.

Com esse tipo de configuração, as mudanças realizadas na posição da luz no 3ds Max, são passadas automaticamente para a luz no V-Ray. O resultado é a posição correta da luz, em concordância com a localização geográfica do modelo 3d.

Antes de tentar reproduzir a mesma situação, lembre que ao adicionar o sistema de luz do dia no 3ds Max, o software tentará automaticamente ajustar o tipo de exposição, mas escolha que você não quer alterar a exposição. Isso influencia o render no V-Ray. Outro ponto importante, como só queremos a luz no 3ds Max para servir como referência, desabilite a adição de energia luminosa por essa fonte de luz. Basta desmarcar a opção active no painel de opções da luz.

Esse truque funciona com qualquer sistema de iluminação existente em renderizadores externos.