O AutoCAD é um software muito requisitado em qualquer tipo de trabalho que envolva desenho técnico, mas o custo da sua licença é impeditiva para a maioria dos estudantes e profissionais de CAD, que não tem disponibilidade ou recursos para investir uma soma considerável de dinheiro. Na última vez em que tive oportunidade de fazer um orçamento em licenças do AutoCAD a licença estava custando algo em torno de 4000 reais. Com isso, a maioria das pessoas parte para a busca de alternativas gratuitas, e hoje estou indicando mais uma dessas alternativas que foi lançada esse mês. O software se chama DoubleCAD XT e apresenta uma ótima gama de ferramentas, principalmente para as pessoas que já conhecem alguma coisa sobre o AutoCAD.

No web site da empresa responsável é possível encontrar algumas informações sobre o software, como o fato dele se comparar com o AutoCAD LT em termos de recursos. O software é distribuído como um Freeware, em que você pode até mesmo fazer uso comercial dos desenhos criados nele. Uma coisa que chama a atenção é que o software é a cara cuspida do AutoCAD 2008, com as interfaces e ferramentas sendo dispostas e organizadas de maneira muito semelhante ao AutoCAD, até mesmo os nomes são os mesmos.

Para demonstrar melhor o software, gravei um pequeno vídeo que mostra bem a interface e algumas das ferramentas do DoubleCAD XT. O vídeo está disponível em HD, basta visitar esse link para assistir ao vídeo em HD com melhor resolução de imagem.

Uma vantagem do software além da possibilidade de se adaptar a uma interface já conhecida é a possibilidade de abrir e salvar arquivos DWG no formato do AutoCAD 14 até o 2009. Isso mesmo, com o software é possível abrir e editar arquivos DWG do AutoCAD 2009.

Como é que um software como esse pode ser disponibilizado de maneira gratuita? A empresa que cuida do DoubleCAD oferece uma versão gratuita, que é essa indicada no artigo e outra chamada de PRO. A versão profissional, como eles chamam, apresenta algumas ferramentas extras como a possibilidade de usar desenho paramétrico e constraints na edição, assim como uma série de outros recursos de desenho mais avançados.

Caso você queira fazer o download do DoubleCAD XT, visite o endereço indicado e preencha os dados no formulário de download. A IMSI/Design requer que antes dos downloads do software os usuários preencham um formulário, com alguns dados. É necessário indicar um e-mail válido, pois é enviado para ele o número serial e a chave de ativação do software, mesmo ele sendo gratuito é preciso fazer isso. Se você não gosta desse tipo de procedimento, melhor nem tentar.

O software está disponível apenas para Windows, estou usando ele aqui no Mac OS X pelo VM Ware Fusion sem maiores problemas, mas ainda não tive tempo de fazer testes no linux para verificar se o mesmo funciona no Wine.