A participação em competições e concursos de idéias sempre é interessante para avaliar as suas capacidades e comparar o seu trabalho com outros artistas. Alguns desses concursos promovem a criação de material em tempo recorde, como o Fjorg! que é disputado na Siggraph, em que equipes de animação precisam criar em pouco tempo uma animação completa, na frente dos visitantes da feira. Se você já conhece o Fjorg! ou gostou do conceito de produção ao vivo, deve gostar também do Cut And Paste. Esse é um concurso organizado em várias cidades ao redor do mundo, infelizmente nenhuma delas na América Latina em que designer gráficos competem entre si, ao vivo e diante de uma platéia, criando imagens e peças publicitárias definidas pela organização e um deles é escolhido vencedor.

O grande diferencial do concurso é que os competidores precisam criar tudo na frente de uma platéia, que consegue visualizar os seus monitores projetados em áreas diferentes do ambiente em que o evento acontece. Então, você literalmente consegue visualizar as técnicas e procedimentos usados no processo de criação de cada artista usando o Photoshop, Illustrator ou qualquer outro software usado na produção.

Para ter uma idéia melhor de como funciona o concurso, o vídeo abaixo explica muito bem o conceito da competição e mostra algumas imagens do evento.

A parte interessante é que o Cut and Paste deve receber também instruções de design para material em 3D, o que é muito interessante para os artistas envolvidos com produção de material 3d. As regras para a parte 3D do concurso são bem rígidas! Por exemplo, a produção deve ser desenvolvida no evento partindo do zero e o tempo total que cada artista tem é de 40 minutos divididos em dois turnos de 20 minutos cada.

Caso você queira assistir a competição, mas está com problemas de agenda para viajar até as cidades em que os concursos acontecem, a boa notícia é que tudo será transmitido via webcast. Amanhã mesmo na parte da tarde, o evento que acontece em São Francisco na costa oeste americana será transmitido pela web.

Para saber mais sobre o concurso, regras, datas e cidades em que o evento acontece visite o web site do Cut And Paste. Os prêmios para os vencedores são bem interessantes e variam de licenças de softwares fornecidos por patrocinadores como Adobe, Autodesk e Apple como também hardware fornecido por Apple, Wacom e outros.

E você achava que o pessoal envolvido com design e computação gráfica não sabia se divertir! Isso sim é um ótimo programa para um sábado a tarde. Claro que seria muito melhor ao vivo!