O processo de renderização de imagens em softwares 3d na maioria das vezes reserva pequenas surpresas, como artefatos ou defeitos na imagem. Quando isso acontece o artista 3d precisa decidir entre dois caminhos para contornar o problema que envolvem o início do render novamente, ou a edição da imagem em softwares como o Gimp ou Photoshop e tentar corrigir o problema na pós-produção. Para quem quiser ter uma boa idéia de como essas correções podem ser rápidas e fácies, o tutorial que indico nesse artigo mostra o processo de criação do efeito glare, comum em ambientes iluminados por fontes de luz fortes como o sol. Nesse caso, um artista 3d mostra o procedimento para corrigir a falta do efeito glare no Photoshop, com uma imagem renderizada no 3ds Max e Mental Ray.

Apesar do Mental Ray possuir uma opção nos seus parâmetros de renderização, algumas vezes podemos esquecer ou não ficar satisfeitos com o resultado, e um editor de imagens pode ser a salvação.

A técnica usada para criar o efeito glare é bem simples e não requer conhecimentos avançados no Photoshop, para realizar a operação é necessário selecionar apenas as áreas marcadas com aberturas, isso é feito com a ferramenta Color Range do Photoshop que seleciona apenas pixels com a mesma cor na imagem. Com os pixels devidamente selecionados, próximo passo é preencher a área da seleção apenas com a cor branca, tudo isso em um novo layer.

Depois é só aplicar um filtro do tipo Gausian Blur para que o efeito glare esteja completo e aplicado. Todo o processo é rápido fácil e permite muitas variações, e o melhor de tudo é que a imagem renderizada originalmente não é afetada de maneira alguma.

Outra opção apresentada pelo autor é a configuração do glare no próprio Mental Ray, o que pode ser uma vantagem pelo controle e criação do efeito em concordância com o aspecto da imagem renderizada. Outro ponto a favor do uso desse efeito diretamente no Mental Ray é a interação do glare com objetos do cenário, como janelas e aberturas que sejam difíceis de editar no photoshop na pós-produção.

Para completar o tutorial, podemos conferir o método necessário para elaborar uma renderização do efeito em camadas, para importar o glare diretamente para uma camada no Photoshop. Assim é possível editar e ajustar o efeito vindo diretamente do 3ds Max.