A maioria dos artistas 3d têm uma opinião formada sobre o estudo e aplicação de scripts no seu arsenal de ferramentas, que é exatamente a sua repulsa. Sim, a maioria deles não tem o menor pudor em dizer que não sentem a menor necessidade em aprender a desenvolver e usar scripts em seus projetos. Mas, mesmo assim eu continuo a insistir que aprender a desenvolver suas próprias ferramentas, pode até mesmo ser melhor que migrar para versões mais recentes do seu software preferido. O uso desse tipo de ferramenta fica ainda mais evidente quando precisamos trabalhar com cenas grandes, em que vários modelos 3d estão espalhados e posicionados no ambiente. Só o processo e trabalho necessários para selecionar esses objetos, justificariam o esforço em aprender um pouco de programação.

Caso você queira acompanhar alguns tutoriais e exemplos de como ferramentas personalizadas podem fazer a diferença até em projetos que envolvem render apenas, e nenhum tipo de animação, um artista chamado John Gunn publicou no seu web site uma série de tutoriais em vídeo sobre MAXScript para o 3ds Max. Os tutoriais são úteis na prática apenas para as pessoas que usam o 3ds Max, mas o exemplo e aplicação dos mesmos podem ser de grande valia para artistas especializados em outros softwares como Blender 3D, Maya e Softimage.

tutoriais-3ds-max-maxscript.jpg

Um dos exemplos mostra a integração dos scripts em MAXScripts para a configuração de uma cena no Mental Ray. O artista mostra nos seus exemplos, que a configuração de um sistema de luz do dia no Mental Ray requer muitos cliques de mouse e demanda certo tempo, para que o sistema esteja finalmente configurado e pronto para uso. Logo depois, o mesmo sistema é inserido com apenas dois cliques de mouse, pois o artista fez uso de um script próprio para isso. Esse é o tipo de produtividade que podemos ter ao usar scripts em nosso cotidiano.

Nesse tutorial o autor mostra um exemplo de como é possível evitar o uso de elementos próprios da programação, com o uso de Macros. Mas, ainda assim acho muito válido o aprendizado de lógica e do uso das estruturas de repetição e lógica condicional para gerenciar uma cena.

Além desses tutoriais sobre MAXScript em vídeo, o autor do tutorial disponibiliza também ótimos vídeos com instruções sobre como animar líquidos e roupas no 3ds Max, alguns deles disponíveis até mesmo para download. Espero que esse tipo de exemplo possa ajudar no incentivo e estudo de scripts para facilitar o seu trabalho com computação gráfica 3d e gerenciamento de cenas.