O que é necessário para criar uma imagem abstrata? Será que precisamos do mesmo nível de preparo e planejamento que uma imagem de paisagens ou personagem virtual? Na verdade a imagem abstrata requer o mesmo tipo de cuidado, pelos menos se você não quiser que a sua tenha origem um seqüências aleatórias de comandos, que depois de realizados nunca mais podem ser feitos novamente da mesma maneira. Sempre vejo esse tipo de ação com os filtros do Photoshop nas minhas aulas, algum aluno se vangloriando que conseguiu um efeito legal com os filtros, mas depois não consegue reproduzir o mesmo efeito. Na criação de imagens abstratas é necessário sim um pouco de planejamento, mesmo que seja para que você saiba de maneira aproximada o tipo de imagem resultante no final da modelagem.

Nesse tutorial de modelagem para uma imagem abstrata no Cinema 4D, um autor descreve de maneira detalhada o procedimento necessário para criar uma imagem semelhante a que ilustra esse artigo.

Imagem-abstrata-cinema4d.jpg

O tutorial mostra um tipo de imagem que é realmente única, pois no começo do mesmo a primeira orientação do autor é usar a ferramenta de desenho a mão livre, que gera curvas aleatórias criadas pelo próprio usuário. Sendo assim, o resultado não poderia ser outro que não uma imagem gerada de maneira original, naquele momento específico. Depois que as curvas estão criadas, uma série de ferramentas e artifícios como o uso do já tradicional extrude, fazem com que as curvas ganhem volume e forma.

O efeito que realmente esconde e mascara o fundo da imagem e aplicado na luz usada para a cena, que no Cinema 4D pode receber texturas e artifícios para simular uma luz volumétrica. Muito do efeito abstrato da imagem é conseguido com a soma da forma do objeto com o uso desse tipo de iluminação, que dá um aspecto real de abstração.

Se você quiser reproduzir uma imagem como essa, recomendo usar algumas ferramentas em particular:

  • Arrays para criar grandes estruturas com apenas um pequeno bloco 3D
  • Sistema de escultura digital para criar superfícies complexas
  • Modificadores de animação para elaborar material que se deforme ao longo do tempo
  • Sistemas que usam simulações em Rigid Body ou Soft Body

Mesmo que você não use o Cinema 4D, com essas dicas é possível criar as suas próprias imagens abstratas.