O trabalho com animação e modelagem 3d pode gerar várias vertentes, sendo que algumas delas podem requerer níveis de especialização bem diferentes dos artistas. Por exemplo, as pessoas que se especializarem em animação de personagens dificilmente precisam estudar requisitos de hardware, e conhecer as diferenças na renderização usando DirectX ou OpenGL. Mas, se você planeja trabalhar com desenvolvimento de material para jogos, ou mesmo com o desenvolvimento de jogos 3d completos, esse tipo de assunto deve ser tema de muita pesquisa e teste. Entra as diversas áreas da computação gráfica, o ramo de jogos é um dos que mais cresce e contrata aqui no Brasil, principalmente para desenvolver módulos e partes de jogos para grandes estúdios no hemisfério norte.

Mas, e se você quiser trabalhar por conta própria? Desenvolver jogos e módulos de jogos usando uma plataforma relativamente barata e fácil de usar? Um aluno me perguntou, não faz muito tempo, se o Blender 3D seria a resposta em termos de plataforma de desenvolvimento para esse tipo de conteúdo. A Game Engine do Blender 3D não tem esse objetivo de servir como plataforma de desenvolvimento de jogos pesados. Claro que podemos fazer muita coisa com o Blender 3D em termos de jogos, mas ainda existem diversas limitações.

Um conceito semelhante ao que é usado no Blender 3D para criar jogos de maneira visual, pode ser encontrado em uma plataforma que cada vez mais chama a atenção do mercado de desenvolvimento de jogos. A chamada Unity Game Development, é uma plataforma de desenvolvimento focada na criação de jogos e animações interativas, com o foco direcionado para a interface do software usado. Sendo assim, artistas 3d podem se aventurar na criação de jogos sem a necessidade de estudar programação ou os algoritmos que controlam a inteligência artificial dos jogos. Mas, isso não vêem de graça, pois a licença da plataforma de desenvolvimento custa na sua versão completa 1499 dólares.

O conceito usado pela Unity é semelhante ao que o Torque Game Builder faz, mas eles expandem ainda mais as possibilidades com a manipulação de objetos 3D.

unity3d-editor.jpg

A parte que realmente impressiona no Unity é a possibilidade de publicar um único jogo para diversas plataformas diferentes, até mesmo para o iPhone e para IPods Touch. Isso mesmo, você pode trabalhar a modelagem 3d em softwares como o Maya, 3ds Max e Blender 3D, para depois apenas com alguns ajustes no software publicar um mesmo jogo para diversas plataformas e até mesmo para dispositivos móveis. Para os usuários do Blender 3D, a Unity fez com que o software importe arquivos do Blender 3D de maneira nativa, o que mostra também o quanto da comunidade de usuários e artistas que usam Blender começam se destacar nesse mercado.

Quer saber mais sobre o Unity? Recomendo visitar esse link com um tutorial completo de criação para jogos 3d no Unity. O tutorial está em PDF e ajuda bastante a entender o funcionamento da ferramenta. Outra fonte de informações interessante, são as palestras realizadas pela equipe do Unity, em que eles mostram o processo de desenvolvimento de jogos 3D para o iPhone e outras plataformas. No link indicado existem vários arquivos de vídeo com as palestras gravadas, basta selecionar o assunto para assistir.

Como a produção de jogos e animações interativas para o iPhone é diferente dos outros aplicativos, o seu módulo é comercializado em separado no web site da Unity. Você precisa desembolsar mais 1499 dólares para conseguir publicar jogos para o iPhone.

Perto do que você poderá ganhar com a comercialização dos jogos, esse tipo de investimento é bem justificado. Caso você queira testar o aplicativo, é possível fazer o download do Unity com uma versão de avaliação funcionando por 30 dias. Para quem está interessado em desenvolver jogos 3d, essa pode ser uma boa opção se você estiver disposto a investir na plataforma.

Se a plataforma é tão boa assim, por que motivo as grandes empresas não usam apenas esse tipo de tecnologia? Simples, quando você coloca toda a sua produção em uma única Engine como essa, as atualizações e melhorias dos seus jogos e animações, ficam condicionadas a melhorias disponibilizadas pela empresa que comercializa o Unity.