Uma das coisas que ainda pretendo fazer no futuro próximo é viajar para uma das grandes feiras de computação gráfica como a Siggraph ou a Game Developers Conference, para conferir de perto os lançamentos e novidades do setor. e claro assistir algumas palestras sobre as mais novas tecnologias. Se você também tem essa vontade, mas ainda não tem os incentivos financeiros necessários para investir na viagem, a solução é acompanhar as palestras e vídeos disponibilizados sobre o evento. A Autodesk é uma das empresas que investe forte em marketing nesse setor, e para promover o uso dos seus produtos entre estúdios e artistas que criam jogos, eles organizam várias palestras e apresentações ao longo do evento.

Caso você queira assistir a essas palestras, que envolvem assuntos como modelagem 3d para jogos e a aplicação de tecnologias para animação 3d baseada em inteligência artificial, os vídeos podem ser assistidos de maneira totalmente gratuita no Autodesk Area. Alguns dos vídeos não apresentam novidade alguma, como o lançamento e demonstração das ferramentas de modelagem 3d e renderização do recém lançado 3ds Max 2010. Mas, outros podem ser muito interessantes para artistas envolvidos apenas com animação tradicional e que gostariam de expandir um pouco mais os seus horizontes, com tecnologia voltada a animação interativa.

palestra-inteligencia-jogos-3d.jpg

Essa é a lista de vídeos, acompanhada de um breve comentário sobre o seu conteúdo:

  • Autodesk HumanIK e Kynapse
  • Autodesk HumanIk, Kynapse e 3ds Max na produção do Warhammer online 3
  • Autodesk MotionBuilder
  • Autodesk Maya
  • Autodesk Softimage, ICE e Face Robot na produção dos animatics para o 007 Quantum of Solace
  • 3ds Max 2010 (palestra em duas partes)
  • Autodesk Softimage
  • Escultura digital com o Mudbox

Como você pode perceber pelos títulos das palestras, o material é bem amplo e apresenta de maneira interessante alguns projetos reais. O melhor de todos é o primeiro vídeo, que mostra a aplicação de sistemas intermediários para controla multidões e a aplicação de inteligência artificial em personagens. A parte relacionada a descoberta de trajetórias e caminhos em terrenos é bem interessante. A palestra sobre o Warhammer online também mostra muita aplicação prática de tecnologias 3d para o desenvolvimento de aplicativos reais.

Um ponto interessante em relação ao material é que essa GDC 2009, apresenta pela primeira vez a equipe da Softimage apresentando suas ferramentas já integradas a Autodesk.

Cada uma das palestras tem em média 40 minutos de duração, portanto assista quando tiver bastante tempo disponível.