As duas últimas versões do Adobe Photoshop apresentaram avanços significativos na área de criação e gerenciamento 3d no photoshop, marcando a transição de um “simples” editor de imagens e fotografias, para um software capaz de editar e manipular objetos 3d. No Photoshop CS4 tivemos a introdução da estereoscopia, como recurso para criar imagens próprias para sistemas em 3D, que atribuem profundidade a imagens em 2D. Todos esses recursos hoje são usados por artistas que possuem o Photoshop. Mas, você já deve ter se perguntado: como é que acontece essa integração? O Photoshop é capaz de editar e manipular elementos em 3d, mas em momento algum o software se propõe a criar os objetos em 3D.

Portanto, para que o ciclo de criação seja iniciado é preciso usar uma ferramenta como o Maya, 3ds Max ou outra qualquer que crie modelos 3d. No tutorial que indico nesse artigo, um artista mostra de maneira bem simples como é possível trabalhar a integração entre o Maya e o Photoshop CS3, com a simples tarefa de criar um modelo 3d e exportar esse material para o Photoshop, assim esse objeto poderá receber texturas e receber uma aparência mais realista.

Apesar do vídeo não estar em alta resolução, podemos perceber e acompanhar de maneira clara o procedimento completo de transição do objeto no Maya até o Photoshop.

A primeira parte do tutorial mostra o artista configurando e ajustando de maneira preliminar as texturas e mapas para o modelo 3d, que é um pouco mórbido, mas serve perfeitamente de exemplo. Se você não percebeu, o modelo 3d em questão é uma lápide. Com o modelo 3d pronto, na verdade, pouca coisa é feita no Maya e logo em seguida o tutorial passa a trabalhar com o Photoshop.

No Photoshop, precisamos trabalhar com a criação de um layer especial, próprio para receber objetos em 3d. Logo após a criação desse layer, podemos selecionar o arquivo que representa o objeto em 3d. Se o objeto já possuir algum tipo de textura ou material associado a ele no arquivo fonte, essa textura já será representada de maneira automática no próprio Photoshop.

Com o modelo 3d no Photoshop, podemos acompanhar o artista trabalhar com a edição e ajustes da textura diretamente na interface do Photoshop. Essa foi uma ótima idéia da Adobe, pois antes do suporte a objetos em 3d no Photoshop, a maioria dos artistas já usava o software para manipular texturas. Mas, todas as alterações eram salvas em arquivo, e depois no software 3d precisávamos atualizar o link para o arquivo de imagem para visualizar as alterações. Assim, tudo é feito em apenas um único lugar.