Mesmos sendo uma área que gera grande quantidade de dúvidas entre usuários mais experientes e iniciantes, o gerenciamento e manipulação de texturas apresenta algumas ferramentas interessantes para ajustar o alinhamento e posicionamento das imagens. No 3ds Max existem diversas opções para controlar e alinhar as texturas, independente da aplicação de técnicas como o mapeamento UV, que consiste na criação de estruturas que organizam e controlam a posição das imagens sobre as superfícies. Quando os desafios de controlar as texturas se misturam com o enquadramento e posicionamento das câmeras, as coisas se complicam. Na modelagem de cenários é importante em alguns casos alinhar o posicionamento de texturas com tiling, como as paredes de tijolos com detalhes semelhantes a saliências e pilares ao longo das superfícies.

Isso acaba gerando muitos problemas durante a fase de ajustes da textura. Para evitar esses problemas, podemos usar e aplicar um modificador do 3ds Max chamado de Camera Map. O que ele faz? Veja o video abaixo que mostra um exemplo contextualizado da aplicação do modificador, em que um artista 3d usa a ferramenta para alinhar a visualização de um plano com textura de tijolos:

No vídeo, podemos perceber que o artista configura texturas diferentes para planos e superfícies distintas no 3ds Max, que servem para representar um cenário formado por paredes de tijolos. Assim que as texturas são aplicadas já visualizamos os problemas de escala nos objetos.

Para resolver o problema, o artista adiciona um modificador do tipo Camera Map a cena e associa esse mesmo modificador a câmera existente na cena. Depois que o modificador é aplicado a cena, as texturas ficam automaticamente ajustadas para o tamanho e escala dos objetos. Com o exemplo do vídeo, fica mais simples de visualizar o benefício e utilidade do modificador. As texturas ficam perfeitamente alinhadas sobre as superfícies voltadas para o lado da câmera.

Isso facilita muito o trabalho de ajuste e posicionamento dos objetos na cena, principalmente quando a superfície apresenta detalhes e saliências. O efeito do modificador não é tão interessante para animação, mas na modelagem 3d ele pode ajudar muito quando a cena exige organização e alinhamento perfeito das texturas em superfícies irregulares.