Os profissionais que trabalham com computação gráfica 3d acabam direcionando a sua atuação profissional para a área publicitária, ou produção de conteúdo visual para cinema e TV. Mas, ainda existe um campo vasto e praticamente inexplorado para artistas 3d que é a internet. A produção de conteúdo 3d para internet ainda está apenas começando e pode apresentar diversas oportunidades em termos de projetos e criação. O Blender 3d até tentou se estabelecer como plataforma de criação 3d para a web com o seu plugin que permitia executar conteúdo 3d, diretamente no navegador. Mas, a aposta na tecnologia acabou levando a NaN a falência, pois ainda era cedo para basear a sua produção nesse tipo de tecnologia. Isso já tem mais de dez anos!

Hoje o cenário em termos tecnológicos e velocidade de banda na internet são completamente diferentes e um dos grandes responsáveis pela disseminação da web 3d é o Flash Player. Já existem diversas bibliotecas de classes e ferramentas que permitem criar conteúdo 3D compatível com o ambiente do Flash Player, que está presente em praticamente todos os computadores com acesso a internet. Um desses módulos mais famosos é o Papervision 3D que é um conjunto de classes personalizadas, capaz de manipular objetos em 3D e até mesmo animar modelos complexos modelados no Blender 3D ou outro software capaz de exportar objetos no formato COLLADA.

Nesse semestre, comecei a ministrar aulas sobre o Papervision para criação de conteúdo 3D para web integrado em aplicativos multimídia. No curso foi possível perceber um dos principais problemas relacionados ao Papervision que é o conhecimento e configuração das classes. Se você quiser fazer um teste com um ambiente de configuração visual do Papervision, recomendo consultar o SourceBinder que trabalha com um sistema de nós para configurar bibliotecas externas para o Flash. O software é capaz de fazer animações e simulações usando diversas bibliotecas para web, inclusive com simulações físicas!

Quer ver um exemplo? O vídeo abaixo mostra o software criando um ambiente 3d que simula o comportamento de Rigid Bodies com a aplicação do Papervision 3D e do JiglibFlash. O resultado é um ambiente interativo que é semelhante a um jogo 3d, mas que pode ser associado a qualquer navegador que suporte o Flash Player.

Physics made with SourceBinder using JiglibFlash and Papervision from Balazs Serenyi on Vimeo.

Quem conhece o funcionamento de um sistema baseado em nós, vai encontrar muita facilidade em usar o SourceBinder. Todo o processo de criação é visual e não requer conhecimentos em programação ou ActionScript para aplicar os comportamentos nos objetos.

No vídeo é possível acompanhar a criação de um pequeno muro formado por vários cubos. Esses cubos recebem propriedades de Rigid Body para reagir com colisões e também com a gravidade. No final do vídeo podemos acompanhar a criação de um objeto de maior massa, que acaba deslocando todos os objetos no cenário.

Para quem ainda está com dúvidas sobre a área de atuação no mercado de computação gráfica 3d, esse é um excelente caminho a seguir.