No processo de aprendizagem de softwares como o AutoCAD 2010 e o 3ds Max 2010, um bom manual ou guia para consulta que possa servir de base para tirar dúvidas ou consultar procedimentos sobre ferramentas é essencial. Com o passar dos anos, uma parte até então relegada desses softwares também sofreu melhorias significativas em termos de design e são bem úteis hoje em dia. Estou falando do Help desses softwares que em alguns casos são documentos bem extensos e que documentam muito bem as ferramentas e funcionalidades dos softwares.

Claro que um sistema de Help não é tão didático ou explicado como um livro, pois o seu objetivo é servir de referência rápida para quem já conhece alguma coisa sobre o software. Mas, caso você já tenha algum conhecimento sobre a ferramenta, pode tirar muito proveito desses recursos. Infelizmente o material está disponível apenas em língua inglesa apenas, mas como é material oferecido de maneira gratuita, vale o esforço de tentar traduzir as partes que não conseguimos entender.

autocad-2010-modelagem-3d-mesh

Esses são os links para dois dos arquivos de Help mais úteis no web site da Autodesk, que são os arquivos do AutoCAD 2010 e do 3ds Max 2010. O primeiro é organizado como um web site e apresenta várias vantagens nesse aspecto, como a presença de alguns arquivos de vídeo para ilustrar o funcionamento de algumas ferramentas.

No caso do 3ds Max 2010 os arquivos estão disponíveis em formato parecido com o de um web site e também como um arquivo PDF, com mais de 1000 páginas. Mesmo parecendo inútil para algumas pessoas esse tipo de recurso ajuda muito! Por exemplo, semana passada recebi alguns e-mails de ex-alunos de um curso que ministrei sobre 3ds Max. Naquela época o curso ainda havia sido ministrado na versão 8. Os alunos estavam me perguntando sobre o funcionamento de uma ferramenta no 3ds Max 2010, que sofrei pequenas modificações em relação à versão 8.

Como tenho o arquivo PDF do 3ds Max, em pouco tempo consegui localizar a parte referente ao funcionamento do recurso no 3ds Max 2010 e explicar de maneira exata o seu funcionamento. Tudo isso sem a necessidade de usar ou instalar o software.

Outro exemplo de como esses recursos podem ser úteis, é no aprendizado dos sistemas de modelagem 3d introduzidos junto com o AutoCAD 2010 e que ganharam muito destaque nessa nova documentação.